Junta Homocinética: confira alguns cuidados na instalação

Conheça os sinais de desgaste, a importância da manutenção e os cuidados essenciais na hora da instalação da junta homocinética.

A junta homocinética é responsável por transmitir a força do motor para as rodas, permitindo que elas girem em diferentes ângulos e velocidades. Sem ela, o veículo não teria tração e estabilidade nas curvas, subidas e descidas.

Formada por um alojamento metálico, rolamentos esféricos, uma pista interna e uma coifa de borracha, a peça conecta-se ao semieixo da transmissão, que por sua vez se liga ao câmbio e ao cubo da roda, que sustenta o pneu.

Assim, permite o movimento independente destas peças, adaptando-se às variações do terreno e da própria direção.

Existem dois tipos principais de juntas homocinéticas: a fixa e a deslizante. E embora tenham a mesma finalidade no sistema de geração e transmissão de energia veicular, os nomes dessas juntas diferem por causa do movimento relativo que elas proporcionam entre os eixos. Enquanto a junta fixa trabalha entre o eixo homocinético e o eixo da roda, a deslizante atua entre o eixo homocinético e o câmbio.

A importância da manutenção das junta homocinética

A junta homocinética é uma peça fundamental para o bom funcionamento do sistema de transmissão. Por isso, é extremamente importante realizar sua manutenção para garantir a durabilidade e evitar falhas que possam comprometer o desempenho e a segurança do veículo.

Uma peça com defeito pode ocasionar ruídos, vibrações e até mesmo a perda de tração das rodas. Já o desgaste excessivo pode acarretar em danos mais graves ao sistema de transmissão, resultando em custos elevados de reparo.

Daí a importância de alertar seus clientes sobre a necessidade de fazer a manutenção logo nos primeiros sinais de problemas, porque assim o conserto pode ser mais simples e seguro.

A junta homocinética requer uma série de cuidados na instalação

Lembre-se de que a junta homocinética possui uma vida útil

Assim, ao receber veículos com suspeita de problemas nas juntas homocinéticas em sua oficina, é importante dar atenção especial a cada um de seus componentes.

Por exemplo, nas juntas fixas, quando há desgaste dos rolamentos, a peça começa a gerar estalos mais perceptíveis em manobras ou em arrancadas, com o volante esterçado para um dos lados.
Já na junta homocinética deslizante, quando se percebe estalos nas acelerações em linha reta, é possível que o componente que fica na ponta do câmbio tenha sofrido desgaste.

Outros componentes que devem ser submetidos periodicamente a inspeções de controle é a coifa, que deve se manter sem furos e assim impermeável a água e poeira. Também é importante examinar os eixos em busca de possíveis fissuras ou empenamentos.

Nos rolamentos, é comum que o desgaste seja mais acentuado no centro. Se notar desgaste em outras áreas, isso pode indicar um desequilíbrio no componente e aumentar o risco de danos.

Caso haja a ruptura da peça, outros componentes importantes podem ser danificados, como: semieixos, câmbio, rodas e suspensão.

Dicas da Cofap sobre juntas homocinéticas

Principais cuidados na instalação da junta homocinética

Quando se trata de instalar uma peça em um veículo, existem alguns cuidados importantes que devem ser levados em consideração para garantir que tudo seja feito corretamente. Lembre-se sempre de seguir esses cuidados para garantir que a instalação seja realizada de maneira correta e segura.

1. Verifique se a peça a ser instalada possui a aplicação correta

É fundamental garantir que a peça seja compatível com o veículo em questão e que esteja na posição correta de montagem. Para fazer isso, consulte o catálogo eletrônico da Cofap e insira o código do componente impresso a laser no corpo da peça.

O catálogo eletrônico da Cofap é uma plataforma completa pensada para tornar a experiência de busca ainda melhor, pois pode ser instalado no computador ou baixado, em forma de aplicativo, no celular. Para facilitar a pesquisa, os filtros permitem encontrar peças por: código, grupo, montadora e veículo.

Você também pode consultar nossa Busca Rápida em mmcofap, ou verificar as aplicações por meio do QR Code da embalagem.

2. Use o torque recomendado pela montadora

Ao apertar a porca de fixação da junta homocinética ao cubo de roda, utilize o torque especificado pela montadora. Apertar excessivamente pode forçar o rolamento, causando ruídos e superaquecimento. Para evitar esse problema, o melhor é utilizar um torquímetro para medir o valor ideal de aperto na porca de fixação no momento da troca.

3. Use ferramentas adequadas

Abraçadeiras requerem um alicate específico para coifas e homocinéticas requerem um extrator de homocinética. A Cofap não recomenda o uso de outras ferramentas, pois elas podem danificar a peça, invalidando sua garantia.

4. Atenção à lubrificação

Um dos pontos cruciais para o bom funcionamento da junta homocinética é a lubrificação, que deve ser permanente. Assim, a Cofap fornece ao mercado um kit completo para a instalação das peças, contento o lubrificante em quantidade suficiente para ser utilizada em toda a peça.

A graxa utilizada na instalação das juntas homocinéticas deve possuir as seguintes propriedades: resistência as altas temperaturas, alto poder de lubrificação e aderência, e também não-reagente a borracha da coifa.

Em alguns códigos Cofap de Homocinética Fixa, as peças já vem engraxadas, mas também são acompanhadas de uma bisnaga contendo o lubrificante. Desta forma, a Cofap não recomenda o uso de outro que não seja este do kit.

Também vale ficar atento ao excesso de lubrificação, já que pode haver um deslocamento de graxa para a coifa, aumentando a chance de vazamentos e rompimento da borracha.

Outro ponto importante é a contaminação do lubrificante no momento da instalação, pois impurezas podem diminuir drasticamente a vida útil da junta homocinética. Assim, não reutilize o lubrificante durante reparos.

5. Verifique regularmente o estado das coifas

É muito importante analisar o estado das coifas sempre que o veículo passar por uma revisão. Caso apresentem rasgos, furos, ou ressecamento, elas devem ser trocadas para evitar vazamentos e contaminação da graxa.

Quando for trocar a coifa, é importante não utilizar estopas ou panos que soltem fiapos. Além disso, certifique-se de que não sobrou resíduos de solvente na lavagem da peça, para evitar a contaminação da graxa.

Cofap é sinônimo de confiabilidade

Dicas extras

  • Quando substituir a junta fixa, deslizante ou a trizeta, é fundamental instalar todos os componentes fornecidos junto com a nova peça, como as travas e arruelas de apoio.
  • Não abra excessivamente a trava para encaixar no eixo, pois isso pode deformá-la, dificultando a montagem da junta homocinética e em casos mais extremos poderá deixá-la mais propensa à quebra ou desencaixe do alojamento.
  • Antes de instalar, verifique a geometria da direção (dividir o número de voltas do mecanismo de direção). Caso a verificação não for realizada antes da instalação da nova junta homocinética e o ângulo de movimento de esterçamento ultrapasse o valor (47° para juntas fixas e 22° para as deslizantes), o ruído poderá continuar mesmo após a troca, como também poderá danificar a nova junta homocinética.
A Cofap possui uma ampla linha de junta homocinética, cuja instalação requer bastante cuidado

Linha Cofap para juntas homocinéticas

Composta por juntas homocinéticas fixas e deslizantes, semieixos, trizetas e tulipas, a linha de Juntas Cofap abrange mais de 90% da frota nacional em circulação.

Elas proporcionam segurança aos usuários e tranquilidade aos reparadores, que contam com a garantia de um produto que segue os mesmos padrões de qualidade e produção do produto original.

Recentemente, a linha recebeu o selo OURO no Prêmio “Melhores do Ano” promovido pelo Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo). Essa premiação reconhece os melhores parceiros e fornecedores de autopeças para o setor de reparação de veículos.

A escolha dos vencedores é baseada em uma pesquisa auditada pela CINAU (Central de Inteligência Automotiva) e com reparadores que avaliam quesitos como qualidade, disponibilidade e atendimento.

Além das juntas homocinéticas, a marca Cofap também oferece kits de reparo específicos para esses componentes. Esses kits são compostos por coifas, anéis, abraçadeiras e graxa. O objetivo desses kits é garantir a proteção das juntas fixas, deslizantes, trizetas e tulipas, evitando o contato com detritos que podem acelerar o desgaste dos componentes.

O principal diferencial dos kits de reparo Cofap é o material das coifas, que pode ser nitrílico ou em termoplástico, ambos conhecidos pela resistência e durabilidade. Além disso, a graxa incluída nesses kits é insolúvel em água, aderente e possui alta proteção anticorrosiva e antioxidante. Isso garante um desempenho confiável em uma ampla faixa de temperaturas.

Para códigos e aplicações completas, clique aqui e baixe nosso catálogo eletrônico.