Suspensão automotiva: tudo o que você precisa saber

Fundamental para o conforto e segurança de motoristas e passageiros, a suspensão automotiva vai além dos amortecedores e molas.

De extrema importância para a segurança e conforto do motorista e passageiros, a suspensão é responsável pela estabilidade e dirigibilidade do veículo ao absorver impactos do solo e reduzir solavancos e vibrações na carroceria.

E, diferentemente do que o senso comum acredita, o conjunto não se restringe a somente amortecedores e molas – suas peças mais conhecidas. São vários os componentes responsáveis por fazer o sistema de suspensão funcionar corretamente.

Entender como ele funciona permite ao proprietário do veículo aprender o que fazer quando houver um problema relacionado a suas peças. Leia este artigo até o final para entender mais sobre o assunto!

Componentes da suspensão automotiva

Bandeja (ou braço oscilante)

Bandeja de suspensão

Esta peça liga a coluna de suspensão ao chassi do veículo (quando aplicado em suspensão McPherson) e também a manga de eixo ao chassi (em suspensão convencional). Uma de suas principais responsabilidades é permitir o movimento vertical da suspensão.

Buchas de borracha ligam o braço à carroceria, e pivôs ligam a bandeja à coluna de suspensão, ou a manga de eixo.

Amortecedor

Os amortecedores são os principais componente da suspensão automotiva.

Um dos maiores protagonistas do sistema de suspensão. Assim deve ser considerado o amortecedor, pois, sem ele, o veículo teria apenas as molas para reduzir impactos.

Ele previne o balanço e a oscilação da carroceria durante o trajeto, pois acompanha e suaviza a compressão da mola, além de oferecer a ela uma resistência ao movimento de extensão, quando libera a energia acumulada na compressão.

Desde 2013, os amortecedores COFAP possuem o selo de certificação do INMETRO. Para atender às exigências, as peças foram submetidas a diversos ensaios mecânicos, climáticos e de segurança, que analisaram importantes características do componente automotivo.

Além disso, o INMETRO realiza auditorias no sistema de gestão da qualidade e no processo de fabricação e validação da documentação técnica de cada família de amortecedores.

É muito importante realizar a análise deste componente com frequência e ficar atento quando chegar hora de trocá-lo.

Batente do amortecedor

Componentes da suspensão automotiva.

O batente atua encaixado na haste do amortecedor e é uma peça essencial no funcionamento da suspensão. Trata-se de poliuretano micro celular resistente a impacto. Quando ouvimos muito barulho vindo do sistema de suspensão, provavelmente chegou a hora de trocar o batente.

A Cofap possui kits e top kits suspensão que indica três componentes complementares ao amortecedor: o batente, a coifa, e o coxim (no caso do top kit).

Molas

A exemplo dos amortecedores, as molas são responsáveis por garantir a estabilidade do veículo e diminuir o impacto das irregularidades do solo. Elas também reduzem as chances de que o veículo e seus passageiros sintam esses impactos.

Na maioria das vezes instaladas na coluna de suspensão, as molas podem ser helicoidais, feixe de molas e barras de torção. Embora o aço seja o material-base de sua produção, isso não deixa de torná-las flexíveis.

Dois tipos de molas.

Barra estabilizadora

A barra estabilizadora liga as duas colunas de suspensão, permitindo maior estabilidade ao veículo, além de transferir igualmente a força entre as rodas. Essa barra é fixada na carroceria com o auxílio de buchas, e as colunas são ligadas a ela por meio de bieletas.

Pivô

Pivô de suspensão

Este componente permite à coluna de direção girar em seu próprio eixo, além de auxiliá-la nos movimentos de sobe e desce, permitindo ao braço oscilar.

Funcionamento da suspensão automotiva

Antes de conhecer de forma detalhada os variados tipos de suspensão, é imprescindível ter uma noção geral de como esse sistema funciona. Relembrando: a principal finalidade da suspensão é garantir segurança e conforto ao veículo e seus ocupantes nos mais diversos trajetos.

Isso porque, a suspensão já executa a árdua tarefa de aguentar o peso da carroceria, delimitando o espaço entre chassi e rodas. Quando o veículo se movimenta, é ela que mantém as rodas em contato com o solo.

Esquema de carro em 3D

As peças desse complexo sistema regulam toda a ação da suspensão. Para se ter uma ideia, a mola, ao passar por um obstáculo, comprime e se distende. Cabe ao amortecedor controlar esse movimento, agindo na oscilação da mola. Em conjunto, essas duas peças dissipam a força gerada pelo obstáculo, também com a ajuda do pneu.

A física ajuda a explicar de maneira bem esclarecedora o importante papel das molas no sistema de suspensão. Elas exercem uma força contra a carroceria, impedindo-a de se inclinar muito, quando em movimento. Essa presença das molas, em conjunto com o amortecedor minimiza o efeito do veículo derrapar e/ou sair do controle.

Já nas curvas, também temos a atuação da barra estabilizadora, ao conectar ambas as colunas da suspensão e transmitir força igualmente para os dois lados. Nas frenagens, o sistema de suspensão age de maneira a deixar em equilíbrio a força por toda a carroceria. Por exemplo: ao reduzir o tempo que o veículo demoraria para frear em uma situação de emergência.

Variedades da suspensão automotiva

Mecânico avaliando suspensão

É importante mencionar que não existe somente um tipo de sistema de suspensão, pois esta parte é desenvolvida de forma individual. Assim, leva-se em conta alguns fatores como aplicação e custo final.

Não são apenas os amortecedores que possuem componentes diversos. O mundo das quatro rodas em sua totalidade se encontra em estado de evolução frequente. Novos motores, modelos de veículos e acessórios são fabricados aos montes.

Quando o assunto é a suspensão automotiva, o panorama não é diferente. Ela também faz parte desse cenário de transformações, e é por isso que hoje há diversos tipos de suspensão no mercado. Vamos agora conhecê-los melhor.

Eixo rígido

A suspensão de eixo rígido é um tipo mais simples e utilizado em maior escala nos tempos mais remotos. Extremamente pesada e muito comum em modelos para cargas, ela possui uma barra resistente que conecta as duas rodas e é fixada no chassi. Esse tipo de suspensão também é encontrado em carros off-road.

Triângulo duplo

Suspensão de triângulo duplo

Mais um dos tipos de suspensão independente, nota-se a suspensão “duplo A”, ou “triângulo duplo”, que tem duas bandejas (ou braços oscilantes) um na parte de cima e outro na parte de baixo. Tais aspectos lhe dão a aparência de um triângulo (está aí o porquê do nome).

Multilink

Suspensão Multilink

A variedade multilink deriva da suspensão de triângulo duplo, mas tem uma construção mais complexa. Em vez de dois braços, ela faz uso de três ou mais, que são mais espaçados entre si e geram liberdade de movimento.

A quantidade de braços permite controlar o movimento em diversas direções e sentidos, mantendo as rodas sempre em contato com o solo. Essa suspensão é geralmente utilizada em carros de maior potência, com tração dianteira ou traseira.

Suspensão ativa

Esse é um tipo diferente do tradicional modelo de suspensão passiva, que reage às imperfeições do chão por meio de parâmetros fixos calculados visando ao melhor desempenho do veículo.

A suspensão ativa contém sensores que coletam dados da pista e os transmitem para os atuadores, para que eles ajam segundo as imperfeições detectadas. Dessa maneira, é possível adiantar a resposta da suspensão às possíveis imperfeições do solo.

O nome “ativa” se deve ao fato de a tecnologia permitir que essa suspensão antecipe as irregularidades. Atualmente, apenas veículos muito específicos saem de fábrica com esse sistema.

McPherson (ou Telescópica)

Suspensão McPherson

Chegamos ao tipo mais comum entre os sistemas atuais de suspensão automotiva, que atende desde veículos mais antigos a modelos modernos e premiums.

A suspensão McPherson é composta por amortecedores e molas montados verticalmente sobre as mangas de eixo. Estas, por sua vez, através dos pivôs, ligam-se às bandejas que se conectam à carroceria.

Já as barras estabilizadoras deixam o sistema mais rígido, diminuindo as inclinações da carroceria em curvassem prejudicar o movimento das rodas, enquanto os batentes e as buchas impedem que amortecedores e molas se distendam além do limite fixado.

Suspensão é Cofap

Cofapinho

Poucos consumidores sabem a marca das peças do seu automóvel, mas experimente perguntar qual o sinônimo de amortecedor, e a resposta, invariavelmente, será Cofap. Conhecida mundialmente no setor de reposição, há mais de 70 anos foi fundada no Brasil e hoje é considerada uma das maiores fornecedoras de amortecedores do mundo.

Seu portfólio completo, conta mais de 30 linhas de produtos e na linha de suspensão automotiva comercializa, além dos amortecedores, bandeja, bieletas, buchas e suportes, kit e top kit suspensão, kit da barra estabilizadora, mola a gás, molas helicoidais, feixes de mola, molas pneumáticas, barra de torção, pivôs e tubos internos para motos.

Mais informações sobre esses e outros produtos da marca podem ser encontradas no catálogo eletrônico.