Mola a gás: informações gerais, troca e manutenção

A mola a gás oferece precisão e economia ao abrir e fechar portas, tampas e o capô do veículo.

A evolução da tecnologia automotiva implica no avanço da qualidade dos componentes veiculares. No caso da mola a gás, sua criação significou um importante salto de eficiência em relação às molas comuns.

Trata-se de um dispositivo monotubular pressurizado, configurado de modo que seu pistão fica submetido permanentemente a uma pressão exercida por um gás que vem de dentro do tubo. Este é um tipo de tecnologia leve, econômica e bastante versátil.

Com versões para linhas leve e pesada, a mola a gás funciona como um amortecedor de portas dianteiras, traseiras, porta-malas, capô, tampas de bagageiros, tampas de manutenção de máquinas e até mesmo móveis, diminuindo possíveis impactos ao abrir e fechar esses itens.

Ao longo desta matéria vamos explicar melhor a atuação da mola a gás, seus possíveis problemas, se é necessário fazer a manutenção da peça, além, é claro, do que a Cofap oferece ao mercado dentro do seu portfólio.

Boa leitura!

A mola a gás está presente nos porta-malas dos carros

Do que é formada e como funciona a mola a gás?

A mola a gás é composta por tubo de pressão, haste de pistão e conexões nas extremidades. Seu interior é preenchido com nitrogênio que, sob pressão, atua sobre o pistão e cria uma força na direção da extensão. Essa força é especificada com precisão, por meio da pressão de enchimento, necessária para cada aplicação.

Uma das diferenças entre a mola a gás e os modelos convencionais é que, na primeira, o nitrogênio e o óleo que compõem esse item não se misturam. Dessa forma, a performance do equipamento é mantida por um tempo maior.

Abaixo, listamos outras vantagens em relação às molas comuns, que possibilitam uma grande variedade de aplicações. Veja só:

  • Ampla seleção de tamanhos, variantes de força e acessórios de extremidade para montagem;
  • Design compacto e pequeno requisito de espaço;
  • Montagem rápida e fácil.

Como fazer sua aplicação no veículo?

No próprio certificado de garantia do produto há uma recomendação para instalação, mas vale destacar que todos os códigos e aplicações da mola a gás encontram-se no catálogo eletrônico. Além disso, a mola não deve ser submetida a cargas de tração, forças laterais ou de curvatura. Esse tipo de ação pode gerar perdas significativas de gás.

Outro ponto digno de nota é que, tanto a instalação quanto a remoção da mola a gás, são feitas sempre em estado descarregado, ou seja, não é necessário submetê-la à tração.

A mola a gás também está presente no capô

Quando trocar a peça?

A impulsão da mola a gás é feita pelo nitrogênio, que também executa o trabalho de sustentação. Com a utilização prolongada, a tendência é que as molas a gás tenham eficiência reduzida por causa de desgastes internos, causando maior dificuldade para abertura, sustentação e fechamento das tampas dos veículos.

Assim, se não forem substituídos, poderão ficar totalmente sem ação. Neste caso, para evitar que a tampa e porta-malas não fiquem mais suspensos e prevenir transtornos, o ideal é fazer a substituição da peça.

Além disso, é importante salientar outros dois pontos – um consequência do outro: (1) a abertura do porta-malas deve ser feita sem esforço; (2) se a tampa não permanece erguida ao ser solta, também será preciso trocar a mola a gás.

Em termos gerais (e até naturais), a tendência é que, com o tempo, esse item perca efetividade. Caso a mola tenha sido instalada recentemente – e portanto, se trate de um componente novo -, verifique se o modelo utilizado é o correto para aquele veículo.

Confira abaixo os principais sinais de desgaste da mola a gás.

Vazamento de gás

Como todo produto composto por gás, não é difícil prever que um dos principais problemas que ele pode sofrer é o vazamento de gás. Caso isso ocorra, o sinal imediato é a maior dificuldade de abrir a porta, o capô ou qualquer outra parte onde se encontra a mola danificada.

Neste estágio, já é fundamental realizar uma vistoria especializada no item, pois essa situação coloca em risco a segurança de motorista e passageiros.

Perda de pressão

Outra coisa que prejudica o funcionamento da mola é a perda de pressão, já que ela tem êxito quando o gás possui uma pressurização estável que empurra o pistão. Dessa maneira, a mola a gás perde a utilidade de fazer com que a abertura de portas seja sem esforço.

Em suma, todos esses problemas podem ser identificados quando as atividades que deveriam ser facilitadas pelo equipamento estão, na verdade, causando dificuldades.

Manutenção da mola a gás: isso existe?

Não no significado ‘clássico’ do que consideramos como manutenção. A mola a gás não precisa de reparos nem de lubrificação, já que ela possui elementos de ajuste fechado e hidropneumático. Mas, claro, isso não quer dizer que a peça não requer cuidados.

Evitar movimentos bruscos nas portas e demais regiões onde ela atua, por exemplo, é uma forma simples e eficaz de preservar a vida útil do componente.

Molas a gás Cofap

Mola a gás Cofap

Além de líder no mercado de amortecedores, a Cofap também oferece a maior linha de molas a gás para a reposição automotiva. Elas são desenvolvidas de acordo com as especificações das montadoras e adequadas para cada modelo de veículo.

Possuímos um dos maiores catálogos de molas a gás para o mercado de reposição, com cobertura de 97% da frota nacional. A marca conta com cerca de 300 códigos, sendo 240 destinados a veículos leves e os demais para veículos comerciais leves e pesados.

Graças à tecnologia utilizada no processo produtivo e ao know-how da Cofap, o produto apresenta vantagens como a manutenção da força inicial praticamente constante mesmo para cursos de grande extensão. Além disso, seu funcionamento é mais suave e não apresenta impactos de fim de curso.

Além das molas a gás, a Cofap comercializa, no mercado de reposição, amortecedores – líderes absolutos do segmento – kits de reparo de amortecedores, bieletas, cubos de roda, juntas homocinéticas, molas helicoidais, entre outros componentes que oferecem ao aplicador e ao consumidor final a mesma qualidade e confiabilidade do produto original.

Para informações sobre códigos e aplicações completas, consulte nosso catálogo eletrônico.