Bandeja de suspensão: conheça tudo sobre a peça

A bandeja de suspensão é um componente fundamental para o suporte do veículo, garantindo sua segurança.

Quando falamos em conforto e segurança em veículos, logo pensamos nas peças que fazem parte da suspensão, especificamente amortecedores e molas helicoidais. Este sistema é muito mais do que isso: ele é composto por uma série de componentes que têm influência sobre o comportamento do veículo em diversos aspectos e que merecem a mesma atenção em relação à sua conservação.

A bandeja, por exemplo. Também conhecida como braço oscilante, ela exerce um importante papel na estabilidade do veículo. Por ser o componente da suspensão mais próximo do solo, é o primeiro a receber o choque de um impacto sofrido pela suspensão, daí a importância de mantê-la sempre em bom estado.

Neste texto, o Blog Cofap vai te explicar tudo sobre a bandeja de suspensão, para te ajudar a rodar sempre com máxima segurança!

Como funciona a bandeja de suspensão?

A bandeja de suspensão exerce a função de suporte, ligando o chassi (ou monobloco) às rodas por pivôs, controlando o movimento em frenagens e arranques. Além de determinar a geometria de direção, também suporta os esforços laterais do veículo e permite movimentos verticais, sendo essenciais na segurança e conforto do conjunto.

Quando olhamos somente para o sistema de suspensão, as molas controlam e determinam a altura do carro elasticamente enquanto os amortecedores, controlam a energia armazenada. Assim, auxiliam no posicionamento componentes na suspensão nas mais diversas situações, como o subir e descer (passagem em lombadas), para frente e para trás (arranques e frenagens), para dentro e para fora (em curvas).

Caso as peças do sistema estejam em conformidade, este controle da bandeja proporciona o máximo desempenho da suspensão, além de garantir o perfeito alinhamento de direção contribui para o conforto dos passageiros.

Por causa disso, qualquer adversidade ocorrida na peça pode fazer com que o controle do carro seja perdido.

Bandeja localizada no sistema de suspensão veicular

A importância da escolha correta de peça e modelo

Como já foi abordado anteriormente, a bandeja possui variadas funções. Para que elas executem seu papel de maneira adequada, é necessário que o componente resista a forças de alta intensidade.

Caso haja alguma peça de reposição de baixa qualidade, ou que tenha sido colocada na bandeja de suspensão de forma incorreta, ela pode ser acometida por rachaduras, se deformar e até quebrar. Se essa hipótese virar realidade, a possibilidade de o condutor perder o controle do veículo é muito grande, sobretudo em altas velocidades.

Para atenuar esse risco, a bandeja de suspensão conta com buchas de borracha que visam reduzir ou evitar que haja atrito entre os metais. É importante, no entanto, se atentar à qualidade desse material. Se ela for baixa, o desgaste ocorre de forma muito mais rápida, o que pode prejudicar o ato de dirigir.

A escolha do modelo precisa ser feita levando em consideração as características de cada veículo, fator exigido pelo necessário alinhamento das rodas.

Quando trocar a bandeja de suspensão?

Engana-se quem pensa que há um prazo predeterminado para substituição da bandeja. Embora seja uma peça durável, lembre-se que ela é a primeira a receber os mais diversos impactos da pista, o que aumenta a possibilidade de desgaste prematuro.

Partindo do pressuposto de que o motorista irá conduzir o veículo com calma e responsabilidade, as revisões preventivas são a melhor maneira de evitar problemas na bandeja de suspensão e nas demais peças. Elas possibilitam a previsão de contratempos, para que eles possam ser reparados antes de terem seu quadro agravado e afetarem outros componentes.

Em razão dos grandes esforços a que são submetidas, recomenda-se sua verificação periódica e a troca da peça quando se observar: a estrutura empenada ou fora de esquadro; amassada; trincada; ou ainda pivô com folga (quando não for possível a troca somente do pivô) e deformação no alojamento das buchas/ folga.

Pessoas ligadas ao mundo automotivo costumam saber que as principais funções da bandeja de suspensão são manter e estabelecer o alinhamento das rodas do carro. Sabem também a importância de checar se elas se movem de forma exclusivamente vertical, aguentando as forças laterais impostas em curvas, além de limitar o movimento em arranques e frenagens.

Ao dono do veículo, é recomendável que procure por rasgos, amassados ou folgas nas buchas. Além do alinhamento, é preciso ficar atento às curvas, momento em que se pode ouvir barulhos mais agudos.

Outros sintomas de problemas nas bandejas – especificamente folgas nas buchas e nos pivôs – é o desgaste prematuro dos pneus e instabilidade direcional, que comprometem a segurança. Vale frisar que peças empenadas, amassadas ou trincadas também devem ser substituídas.

Atenção: se apresentar defeito, pode provocar o desligamento da suspensão, seguido do desligamento do sistema de direção com a possibilidade de perda do controle do veículo e o consequente risco de acidente.

Bandejas Cofap: a preferida pelos mecânicos

Em 2021, mecânicos de todo Brasil elegeram as Bandeja Cofap como “Marca mais lembrada” e “Marca mais comprada” na quinta edição da Pesquisa O Mecânico. Realizada anualmente em parceria com o instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), o estudo revela quais são as preferências dos profissionais da manutenção automotiva na hora de comprar autopeças, ferramentas e equipamentos.

Sempre concentrado no atendimento das demandas das oficinas brasileiras a Cofap tem em seu portfólio bandejas em duas configurações: com e sem pivôs.

Ao todo, a linha conta com cobertura de 90% da frota circulante no país e são desenvolvidas e homologadas seguindo especificações de equipamento original. Outros diferenciais são:

  • Espessura de chapa maior;
  • Mais e melhores pontos de solda;
  • Alta qualidade das buchas;
  • Peças montadas e testadas em laboratório.

Para códigos e aplicações completas, baixe nosso catálogo eletrônico – disponível nas versões desktop e app (Android e iOs). Você também pode verificar a disponibilidade desta e outras linhas Cofap em nossas lojas oficiais.