Semieixo: entenda sua importância para o veículo

Ligado ao sistema de transmissão, o semieixo é essencial para a movimentação do carro.

Um motorista consciente e adepto da direção defensiva deve conhecer o seu veículo e, portanto, compreender alguns preceitos básicos de funcionamento. Essa percepção contribui para que o condutor esteja preparado para enfrentar imprevistos, entendendo minimamente o funcionamento do carro e, claro, não deixar de efetuar as revisões necessárias.

Como sabemos, todo veículo é composto por diversas peças, que, juntas, conseguem fazê-lo trafegar pelas vias. Porém, dentro da estrutura automotiva, algumas peças são indispensáveis para o bom funcionamento do todo.

Um desses principais componentes é o semieixo, que está ligado às rodas do carro e, assim, exerce papel fundamental para o sistema de transmissão.

Continue a leitura para entender mais sobre esta importante peça, suas funções e como identificar quando ela dá defeito.

O que é o semieixo?

Geralmente utilizado em veículos com tração dianteira e em alguns veículos aplicado na tração traseira, os semieixos integram o sistema de transmissão dos automóveis.

Atuando em conjunto com as juntas homocinéticas, esse componente é responsável por conectar o câmbio ao cubo de roda nas trações dianteiras e o diferencial ao cubo de roda na tração traseira. Ou seja, tem função importante na tração do veículo.

Problemas como ruídos e vibrações excessivas podem indicar danos no sistema de transmissão e pedem uma revisão completa do conjunto semieixo.

Semieixo e componentes próximos

Qual a função do semieixo?

É por meio do semieixo que a força e a velocidade responsáveis pela movimentação do carro são transferidas do conjunto diferencial para as rodas. Então, simples assim: sem semieixo, nenhum veículo consegue andar!

Nas extremidades da peça, encontramos as juntas homocinéticas, cuja função é permitir o deslocamento longitudinal do eixo e o pivoteamento no cubo da roda ou diferencial. Por “longitudinal” entende-se pela extensão contínua da peça, enquanto “pivoteamento” corresponde ao ponto central ao redor do qual ocorre o movimento giratório.

A instalação do semieixo é feita em conjunto entre o eixo motriz – formado pela caixa de mudanças (de marchas) -, diferencial e rodas. O movimento dessa caixa reverbera no semieixo que, por sua vez, o transmite às rodas. O nome dado à parte da homocinética que passa os movimentos do diferencial ao semieixo é junta deslizante, já o que transmite o movimento do semieixo as rodas é a junta fixa.

Vale destacar que a aplicação desse sistema na linha automotiva aumentou após a adoção da tração dianteira nas últimas décadas. Basicamente, nos veículos com esse tipo de tração, são usados dois semieixos, um para cada roda motriz.

Além disso, é importante lembrar que o funcionamento do próprio semieixo depende da existência de juntas homocinéticas em suas pontas, não sendo uma peça independente.

Sinal de alerta: problemas no semieixo

Por ser uma peça fundamental, não é tão difícil perceber os sinais de falta de manutenção no semieixo. Por exemplo, se ele estiver danificado, será possível ouvir ruídos ou vibrações na transmissão do veículo, que começará a tremer em uma velocidade específica e apresentará ruídos conforme as alternâncias dessa velocidade.

Diante de qualquer um desses sintomas, a reparação deve ser feita imediatamente para evitar danos no sistema como um todo além da perda da tração. Por terem atuações interdependentes, a junta homocinética e a trizeta são as peças mais afetadas quando ocorrem problemas no semieixo.

Portanto, para impedir um efeito dominó, onde outros itens também são prejudicados, não hesite em consultar o seu mecânico de confiança assim que aparecer qualquer falha ou irregularidade, não importa a proporção.

De qualquer maneira, vale ressaltar que, para além do contato rápido com um profissional, o ideal é não esperar que o carro comece a apresentar problemas. Dessa forma, a principal recomendação é sempre realizar manutenções preventivas.

Manutenção preventiva

Ao fazer a manutenção de um veículo, é importante lembrar que todas as peças, por menores que sejam, fazem parte de um todo que funciona em sincronia. Então, uma parte ruim pode comprometer todas as outras.

Quanto antes um problema for detectado, menor a chance de piorar, além de ser mais fácil (e econômico) de resolver. Em suma, a manutenção preventiva dá tranquilidade ao cliente, pois evita defeitos futuros.

Ao realizar a manutenção do conjunto semieixo, um ponto crucial a ser observado é o estado das coifas de proteção. Se a vedação estiver em dia, ela ameniza o desgaste dos componentes e garante uma locomoção regular, sem trepidações e ruídos. Logo, não esqueça de visitar uma oficina de sua confiança nos prazos estipulados pelo fabricante.

A responsabilidade de quem dirige

Embora, a princípio, toda autopeça apresente desgaste natural, independentemente das condições envolvidas, a postura do condutor no volante é um elemento essencial para a preservação delas.

Se o motorista for daqueles que realizam movimentos bruscos, aceleram e brecam em curtos intervalos de tempo, fatalmente os componentes veiculares terão sua vida útil reduzida. Em contrapartida, os condutores responsáveis, que manuseiam o volante de modo suave e trafegam calmamente, dificilmente precisarão fazer reparos antes da hora, salvo excepcionalidades.

Entre essas exceções estão fatores externos que geralmente fogem ao controle de quem está no comando do veículo. Por exemplo: os tipos de vias e a má pavimentação de determinados trajetos. Portanto, se você trafega por esses locais, é importante reforçar a atenção aos eventuais sintomas de desgaste.

Em suma, ser um motorista consciente também diz respeito à preservação dos componentes veiculares, até porque, em última instância, é a sua segurança que está em jogo.

Linha Cofap para Transmissão

Reconhecida por desenvolver seus produtos seguindo os mais rigorosos parâmetros de qualidade, desempenho e segurança, a Cofap atende aos principais fabricantes de veículos do País há mais de 70 anos.

A linha de Transmissão da Cofap, composta pelas juntas homocinéticas fixas e deslizantes, trizetas, tulipas e semieixos, faz parte do maior catálogo do mercado de reposição brasileiro. Entre suas opções, estão diversos componentes de outras linhas de produtos, em especial a linha de Suspensão.

Além dos amortecedores Cofap, líderes no segmento e cujo catálogo cobre 98% da frota, a marca dispõe de buchas de bandejas, bandejas de suspensão, kits da barra estabilizadora, bieletas, cubos de rodas, molas helicoidais, pastilhas de freio, pivôs, barras e terminais axiais e de direção, entre outras linhas de produtos.

Para informações sobre códigos e aplicações completas, consulte nosso catálogo eletrônico.