Pivô de suspensão: saiba tudo sobre este componente

Entenda o papel do pivô de suspensão no seu veículo e saiba quando é hora de trocá-lo, para garantir uma direção segura e estável.

Também conhecido como articulação ou junta esférica, o pivô de suspensão é uma das peças mais importantes para a suspensão automotiva. As principais funções do componente são: (1) ligar a roda direcional do carro ao seu chassi; (2) realizar a movimentação angular das rodas.

Fixado à bandeja por parafusos ou rebites, o pivô é fabricado em aço e borracha, além de contar com lubrificação interna. Sua estrutura, bem como seu dimensional variam de acordo com o projeto definido pela montadora do automóvel. O mesmo acontece com a sua fixação, que também obedece ao projeto da suspensão.

Como funciona o pivô de suspensão?

Conforme mencionado, o pivô de suspensão tem suas duas extremidades conectadas a partes diferentes: enquanto uma vai em partes móveis – como as bandejas -, a outra vai na parte rígida do carro.

De um modo geral, ao fixar este conjunto, os pivôs permitem que a coluna gire em torno de seu próprio eixo. Isso possibilita o direcionamento das rodas e os movimentos oscilatórios das bandejas conforme a rodagem do veículo nos mais diversos tipos de pistas e situações, como subida, descida, esquerda ou direita.

Sistema de suspensão

Sinais de falhas no pivô de suspensão

Quando estão gastos, os pivôs de suspensão ficam com folga e provocam barulho, sinal de que ele precisará ser rapidamente substituído. Outros sintomas de que a peça chegou ao final de sua vida útil são: falta de lubrificação, avaria nas coifas de proteção (como furos, trincas ou rasgos) ou no anel de fixação.

Lembre-se: por ser um componente de segurança e receber impactos constantes, recomenda-se periodicamente realizar avaliações. O maior perigo é o rompimento do pino esférico do pivô e se isso ocorrer, o motorista poderá perder o controle da direção.

Manutenção Preventiva

De forma geral, as checagens devem ser feitas de acordo com o indicado no manual do proprietário. Normalmente, eles indicam que sejam realizadas a cada revisão programada.

A manutenção preventiva é fundamental para preservar as condições do pivô de suspensão

Dicas importantes

  • Sempre que for feita a substituição do pivô de suspensão, verifique também as condições dos terminais de direção e do terminal axial.
  • Por se tratar de um item de segurança, jamais utilize um Pivô de Suspensão retrabalhado ou recondicionado. Além disso, após a manutenção, é fundamental fazer a conferência da geometria de direção.
  • Sempre que for feita realizada uma manutenção no sistema de suspensão que envolva a retirada, ou a montagem do pivô, utilize sempre as ferramentas apropriadas, evitando assim danos à peça ou ao seu alojamento.

Diferenciais do pivô de suspensão Cofap

O pivô de suspensão é um dos primeiros componentes a receber os impactos das imperfeições da via. Por isso, é necessário ter preocupação redobrada na hora de selecionar as matérias-primas e montar a peça. Abaixo, veja por que escolher Cofap.

Diferenciais da Cofap em relação ao mercado
Diferenciais da Cofap em relação ao mercado

Linha Cofap para Suspensão

Conhecida mundialmente no setor de reposição há mais de 70 anos, a Cofap é sinônimo de suspensão e hoje é uma das maiores fornecedoras de amortecedores do mundo.

Seu portfólio completo, conta mais de 30 linhas de produtos e na linha de suspensão comercializa, além dos pivôs, amortecedores, bandeja, bieletas, buchas e suportes, kit e top kit suspensão, kit da barra estabilizadora, mola a gás, molas helicoidais, feixes de mola, molas pneumáticas, barra de torção, pivôs e tubos internos para motos.

Mais informações sobre esses e outros produtos da marca podem ser encontradas no nosso site ou catálogo eletrônico.