Terminal axial: o que é, como funciona, quando trocar e muito mais  

Responsável pela conexão entre a caixa de câmbio e as rodas, o terminal axial permite o controle do veículo por meio do volante.  

À primeira vista, parece fácil entender como funciona o sistema de direção de um veículo. Basta mover o volante para o lado que você que ir, consequentemente, o veículo traçará a rota desejada. No entanto, essa simples percepção esconde uma complexa operação na qual o terminal axial exerce uma função muito importante.  

O terminal axial é uma barra articulável responsável por transmitir o movimento das rodas dianteiras de um lado para o outro. Ele faz a ligação entre os terminais da roda e a caixa de direção que, por sua vez, é controlada pelos movimentos do volante através da coluna de direção.  

O nome “axial”  

O termo que batiza o eixo faz alusão a um conceito físico. Por definição, axial é o nome dado para qualquer força ou carga que atua diretamente sobre o eixo central de um objeto.   

Para as forças, isso significa fazer uma ação de compressão ou alongamento. Já em relação às cargas, simboliza uma força paralela ao eixo de determinado objeto – sendo esta a concepção que explica o funcionamento dos terminais axiais.  

Quando trocar o terminal axial? 

Por se tratar de um componente essencial à segurança e ao controle do veículo, que recebe impactos constantes, é importante manter-se alerta para eventuais problemas. Afinal, sabemos que um diagnóstico precoce evita danos a outras peças e, de quebra, ajuda o proprietário a poupar gastos maiores.  

Para se ter uma ideia, o terminal axial pode custar 10 vezes mais, se comparado a outros componentes do sistema de direção. Ou seja, você evita o peso no bolso e, por que não, na consciência! 

Assim, é recomendado que periodicamente seja realizado verificações preventivas, utilizando como base os períodos programados pelo próprio fabricante do veículo. Contudo, muitas vezes o terminal axial leva a “culpa” por defeitos em outros locais. Por isso, é importante sempre levar o veículo a um profissional de qualidade na hora de checar a causa.  

Como identificar problemas no terminal axial

Na oficina, em uma análise direta, com o veículo suspenso, ao empurrar e puxar o pneu firmemente, podemos encontrar situações de folga a ponto de necessitar a troca do terminal axial. Mas também existem sinais que podem ser percebidos pelo motorista e que devem levar o condutor a uma oficina o mais rápido possível.

Confira quais são: 

Trepidações no volante podem ser sinais de desgaste no terminal axial

Trepidação da direção 

Se existirem folgas na articulação do terminal axial, o motorista sentirá vibrações no veículo. O cenário pode se agravar quando ele estiver em altas velocidades, pois isso aumenta a gravidade de possíveis acidentes.  

Os tremores, no entanto, podem ser sinais de esgotamento de outras peças. Rodas amassadas, falta de balanceamento e pneus envelhecidos são causas comuns para as trepidações. O mau funcionamento desses componentes também é capaz de deteriorar o terminal axial. 

Importante destacar também que, caso o terminal axial seja trocado ao invés da peça defeituosa, os tremores irão continuar. Portanto, cuidado e manutenção são condutas essenciais. Não pense duas vezes antes de levar ao mecânico de sua confiança para averiguar a real origem do problema. 

Folga na direção 

Outra consequência relacionada à degradação da peça é a folga na direção. Com o tempo e uso, a conexão entre a caixa de direção e os terminais pode ser comprometida, gerando a folga. Mas, assim como a trepidação, existem outras possíveis origens, como na fixação da coluna de direção ou problemas no próprio terminal axial. 

Ruídos  

Os barulhos são um clássico sintoma de que algo não está funcionando como deveria. Na hora de manobrar o veículo, o condutor pode perceber ruídos incomuns, que podem significar a avaria na peça. Porém, o barulho não necessariamente implica na obrigação de trocar a peça; afinal, lembre-se, esse não é o único motivo.  

Ao identificar problemas no terminal axial, é importante levar o veículo a uma oficina mecânica

Problema identificado: o que fazer?

A receita é simples: procure um mecânico ou oficina de sua preferência e confiança. Além de um bom profissional, é preciso, evidentemente, peças de qualidade. Para isso, acesse o site e confira o catálogo de produtos Cofap para saber o código da peça a ser aplicada em seu veículo.  

E lembre-se: após a troca do terminal axial, é fundamental fazer o alinhamento do veículo. 

Sistema de direção  

Como explicamos nos tópicos acima, é difícil identificar problemas no terminal axial, já que ele possui uma relação muito próxima com outras partes do sistema de direção.  

Saiba quais são elas. 

Caixa de direção 

Esta peça nada mais é do que uma combinação de engrenagens, que transforma a rotação do volante em movimentos horizontais. A caixa de direção é conectada no terminal axial, responsável pela movimentação das rodas. Geralmente, no seu interior estão o pinhão e a cremalheira.  

O pinhão faz a ligação com a coluna de direção, aumentando a força realizada no volante. Assim, ele permite a mudança de direção das rodas. A  cremalheira, por sua vez, é incumbida de viabilizar o movimento, funcionando como um trilho. Quando seus ‘dentes’ são empurrados, a peça movimenta o eixo das rodas, fazendo-as girar para a esquerda e para a direita, conforme solicitado pelo condutor.  

Outros dispositivos para redução do esforço de esterçamento:  

  • Direção hidráulica: Uma bomba hidráulica acionada pelo motor do veículo ou um motor elétrico, gera uma pressão hidráulica que, através de uma válvula de controle, proporciona menos esforço na hora de girar o volante.  
  • Direção elétrica: Possui no funcionamento da direção, um motor elétrico acoplado na coluna de direção permitindo manobras mais leves no volante. 
Ilustração do sistema de direção hidráulica

Coluna de direção 

É o conector entre a caixa de direção e o volante. Em alguns modelos, a peça é adaptável para maior conforto do motorista. 

Volante 

Essa é a primeira parte que vem à mente quando pensamos em sistema de direção. E seu funcionamento é basicamente como imaginamos: Ao movimentar o volante, a coluna de direção repassa essa informação para a caixa de direção que, através do terminal axial, efetua a ação das rodas.  

Terminal de direção 

O terminal é fixo nas rodas, e nele se encaixa a barra de direção. É semelhante ao pivô da suspensão.  

Pane no sistema de direção 

Todos os sinais que usamos para identificar problemas no terminal axial podem valer para o sistema no geral: barulhos incomuns, folgas e trepidação. Porém, outras questões também podem surgir. Confira abaixo. 

Vazamento 

Os vazamentos acontecem quando a direção assistida é hidráulica. Portanto, é importante sempre checar o nível do fluido da caixa de direção. Além de substituí-lo no tempo indicado pelo fabricante.  

Direção dura 

As direções elétrica e hidráulica são caracterizadas pela facilidade em realizar manobras. Se o condutor está com dificuldade para fazê-las, isso pode significar algum problema no sistema.  

Folga na direção: por que isso é perigoso?      

A folga na direção prejudica a dirigibilidade do veículo; a quantidade esterçada pode não ser suficiente para a manobra desejada. Em alguns casos, é preciso corrigir a rota a todo momento. 

O controle também pode estar comprometido, aumentando o risco de acidentes, principalmente se aliado a outros fatores, como alta velocidade e vias mal pavimentadas.  

Sobre este último ponto – mais especificamente em relação às rodovias – vale destacar que, em 2019, uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) constatou que 59% do trecho avaliado apresentava problemas. Foram identificados 797 pontos críticos ao longo dos 108.863 quilômetros percorridos, contagem 75,6% maior em relação ao ano anterior. 

Os fatores externos, portanto, podem influenciar de forma significativa as condições gerais do veículo. 

Terminal axial Cofap

Terminal axial Cofap

A Cofap conta com um dos catálogos mais completos do mercado, além de qualidade e agilidade no desenvolvimento das peças, entre elas o terminal axial. Estas são fabricadas dentro dos padrões originais, ou seja, do componente que sai no veículo da montadora. 

Os terminais axiais Cofap possuem o selo de certificação do INMETRO, que exige aprovação em diversos ensaios mecânicos, químicos, metalúrgicos e de segurança e são projetados para durar mais de 250 milhões de ciclos com cargas e frequências muito superiores às peças sem essa aprovação.  

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