Barra de direção: saiba tudo sobre o componente

Entenda a importância da barra de direção, seu papel no sistema de suspensão e na funcionalidade do veículo.

Quando o veículo apresenta falhas no sistema mecânico, um dos sintomas mais comuns é a emissão de sons estranhos. Se você escutou algum barulho vindo da frente ou uma trepidação ao passar por um piso irregular, isso pode ser problema na barra de direção.

Mas afinal, o que é a barra de direção e qual a sua importância? Continue a leitura que a Cofap vai esclarecer as dúvidas sobre esse assunto, pois problemas com essa peça podem levar a perda de direção do veículo.

O que é a barra de direção?

O sistema de direção de um automóvel é formado basicamente por: volante, coluna, caixa, barra e terminal de direção. A barra de direção é um elemento do sistema de direção que transmite os esforços e os movimentos do sistema de direção para as rodas direcionais do veículo.

Quando você vira o volante, a coluna acompanha o movimento e faz girar uma pequena engrenagem fixada em sua ponta, chamada pinhão.

O pinhão está conectado à cremalheira, que é basicamente uma barra com dentes que transforma o movimento circular em retilíneo. Ambos ficam dentro da caixa de direção, que pode possuir assistência hidráulica, eletro-hidráulica ou apenas elétrica, para reduzir o esforço ao esterçar o volante.

Fixada à cremalheira, a barra de direção possui em sua extremidade o terminal, que faz sua ligação na manga de eixo da suspensão e direciona as rodas para a direita ou esquerda.

A barra de direção é um item feito para ter longa durabilidade, de modo que não apresente nenhum problema sério por um bom período.

Ilustração do sistema de direção veicular

Função da barra de direção

Para compreendermos melhor o seu funcionamento, podemos associar a barra de direção ao braço humano. A cremalheira da caixa de direção é fixa; portanto, não acompanha os movimentos da suspensão, ou seja, para cima e para baixo.

Por esse motivo temos a barra de direção. Ela possui articulações em suas extremidades conectadas à caixa de direção e a manga de eixo. Aí está a semelhança com o braço humano, já que realiza o mesmo movimento de subida e descida do órgão esticado.

O único problema que a barra de direção pode ter é justamente nessas articulações, que se desgastam com o tempo e começam a dar folga. Quando isto acontece, o primeiro sintoma é o barulho de algo solto.

Sinais de problemas na barra de direção

Com o passar do tempo, a tendência é que o movimento articulado, similar ao do braço humano, comece a falhar e cause problemas na direção. Os veículos costumam dar alguns sinais a partir do momento em que emitem certos sons. Quando o desgaste é muito acentuado, é possível sentir a trepidação da articulação com folga no volante.

Por fim, se não for feita a substituição da barra desgastada, a articulação pode estourar e interromper a comunicação entre o volante e a roda. Assim, o veículo perde o controle, aumentando e muito o risco de acidentes.

Ruídos e trepidações no volante são alguns sintomas de falhas na barra de direção.

Ruídos

Os ruídos são os maiores “aliados” na hora de identificar problemas no veículo, e alguns deles são bem comuns.  A razão para eles pode estar na barra de direção. Por exemplo: barulhos ao virar o volante, um sintoma clássico. Seja ao senti-lo mais duro, seja ao notar folgas nas engrenagens, em função dos esforços das peças.

Trepidações no volante

Esse tremor será mais perceptível em curvas, quando o volante tentar estabilizar o controle das rodas para que não haja derrapagens ou a perda da direção. Fazemos o alerta aqui e voltaremos a fazê-lo adiante. Caso note qualquer um desses problemas, procure imediatamente uma oficina mecânica de sua confiança.

Outros sinais de problemas no sistema de direção

  • Vazamento de óleo;
  • Derrapagem na correia danificada;
  • Nível de óleo hidráulico baixo;
  • Falta de assistência da bomba hidráulica;
  • Tubulações danificadas;
  • Mecanismo de direção danificado;
  • Terminal de direção danificado.

Cuidados com a barra de direção

A barra de direção demora bastante para se desgastar. Por isso,  se o motorista não ficar anos com o mesmo veículo, dificilmente terá de trocá-la. Sua substituição é mais comum em modelos antigos e com alta quilometragem.

No entanto, nesse processo de desgaste, ela nunca sofre de modo isolado. Normalmente, quando a barra começa a apresentar folgas, a caixa de direção também pode estar comprometida, necessitando de recuperação ou troca.

Além disso, pode colocar nessa conta a substituição dos terminais e dos pivôs. Todas as peças e componentes do sistema de direção precisam passar por inspeções frequentes. Por isso, recomenda-se que os veículos sejam levados para uma revisão a cada ano, ou quando completarem 10 mil quilômetros rodados.

Quem não tem o hábito de fazer essa manutenção deve recorrer o quanto antes a um mecânico de confiança e providenciar o serviço. Não é algo caro, mas pode salvar muitas outras peças, aumentando a durabilidade do sistema.

Um dos mais perigosos indícios de defeito na barra de direção é a perda de controle do volante. Esse caso é uma grande amostra de que a barra está comprometida, aumentando os riscos de acidente.

Lembre-se de que, sempre que for feita a substituição da barra de direção, é obrigatório fazer a conferência da geometria de direção (alinhamento).

Ao trocar a barra de direção, confira o alinhamento do veículo.

Cuidados com a barra de direção em veículos pesados

O sistema de direção do caminhão, por exemplo, compõe-se de: barra lateral, barra de ligação, terminal de direção, coluna, braço pitman, braço auxiliar e caixa de direção. Esse conjunto é responsável por garantir a estabilidade e boa dirigibilidade do veículo, preservando a segurança e conforto do condutor e seus ocupantes.

Por isso, todos os caminhões e ônibus devem passar por constantes revisões a fim de manter a manutenção em dia e prevenir eventuais panes. Caso as manutenções preventivas não sejam realizadas, os veículos podem sofrer sérios desgastes.

Veículos da linha pesada são submetidos diariamente a aplicações severas. Para que o transporte de carga e passageiros seja realizado com segurança, é essencial que os condutores incluam a manutenção preventiva no sistema de direção, especialmente com a revisão periódica da barra de direção. 

O proprietário de um veículo pesado, gestor que atua com frota própria e até mesmo o reparador automotivo de uma oficina independente,  devem sempre estar atentos aos sinais que podem indicar problemas com o ônibus ou caminhão.

Com o tempo de uso, as peças sofrem desgastes e podem prejudicar a segurança de todos os usuários das vias públicas, dado o efeito cascata capaz de se desencadear.

Um dos problemas mais comuns é o desgaste no sistema de direção em veículos pesados e a quebra da barra de direção.

Caminhão trafegando em rodovia

Inspeção da peça

A recomendação é fazer uma inspeção detalhada a cada 10 mil km (nos parece uma baixa quilometragem para a linha pesada), observando se não existe folga nos terminais e nenhuma coifa protetora rasgada. Tais indicativos, além do risco de provocar acidentes, podem causar interferência na geometria da direção e desgaste dos pneus.

Por último, a barra e o sistema de direção precisam estar sempre em perfeitas condições a fim de prover segurança e conforto a todos.

Barras de Direção Cofap

Ao utilizar um produto com a marca Cofap você sabe que está adquirindo um item com alta tecnologia,  avaliada e aprovada pelos consumidores nos seus 70 anos de mercado.

As Barras de Direção Cofap são fabricadas com matérias-primas de qualidade superior e submetidas a diversos ensaios mecânicos, químicos, metalúrgicos para garantia de qualidade, resistência e durabilidade, já que, quando em uso, recebem impactos constantes.

Destaques para os testes de tração, compressão e impacto, que avaliam a segurança da peça no veículo, e os testes de elasticidade, rugosidade, torque angular e rotacional, que garantem uma durabilidade mínima de 250 milhões de ciclos (com cargas, articulações e frequências muito superiores aos que as peças são submetidas no veículo).

Desde 2015, as Barras de Direção recebem o certificado INMETRO de qualidade e são produzidas com o selo gravado em sua embalagem.

Para saber códigos e aplicações completas, acesso nosso catálogo eletrônico em www.mmcofap.com.br ou pelo aplicativo, disponível para Android e iOS.