
PERÍODO DE CHUVAS: QUAL A IMPORTÂNCIA DA SUSPENSÃO REVISADA?
11 de março de 2025
Dirigir na chuva pode ser algo desafiador, especialmente em pistas com buracos, desníveis ou estreitas. Por isso, requer atenção redobrada, pois a aderência dos pneus pode ficar comprometida, aumentando o risco de colisões se não houver distância segura do veículo à frente. Outro fator crítico é a pista escorregadia, causada pela mistura de água, óleo e sujeira, que eleva as chances de aquaplanagem em curvas e manobras.

Um estudo divulgado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo), por exemplo, apontou que o risco de acidentes com o tempo chuvoso pode aumentar em até 76%, – risco este que pode ser multiplicado em caso de problemas mecânicos na suspensão.
Assim, uma suspensão revisada não apenas melhora o desempenho do carro em situações normais, como frenagens, curvas e acelerações, mas também é determinante em situações de chuva. Isso porque a principal função do sistema é garantir segurança e dirigibilidade ao manter a aderência dos pneus com o solo, contribuindo diretamente com a estabilidade.

Como a Suspensão Funciona em Piso Molhado
Em dias chuvosos, a água acumulada na pista reduz a aderência dos pneus, aumentando os riscos de aquaplanagem, que é a camada de água que se forma na superfície da pista e pode fazer o pneu perder o contato com o asfalto, levando à falta total de aderência e à perda do controle do veículo.
Dessa forma, os componentes da suspensão trabalham em conjunto para manter a aderência, mesmo em condições adversas, absorvendo impactos, minimizando oscilações e garantindo a estabilidade do veículo. A seguir, preparamos algumas dicas de como cada peça da suspensão exerce um papel crucial em situações com pista molhada e o que observar para manter a funcionalidade de cada uma sempre em dia.

Amortecedores
Os amortecedores são responsáveis por controlar os movimentos das molas, absorvendo impactos e mantendo as rodas em contato com o solo. Em um piso molhado, os amortecedores desgastados podem causar perda de aderência, especialmente em frenagens bruscas ou curvas.
Sinais de problemas: Trepidações excessivas, barulhos ao passar por buracos e instabilidade em curvas.
Molas
As molas sustentam o peso do veículo e ajudam a absorver as irregularidades da pista. Em condições de chuva, molas desgastadas podem comprometer mais ainda, reduzindo a eficiência dos amortecedores e afetando a estabilidade.
Sinais de problemas: Carro rebaixado em um dos lados ou ambos os lados, barulhos metálicos, trepidação e desconforto ao dirigir, além de desgaste desigual dos pneus;
Fique atento: quando uma mola helicoidal está desgastada ou quebrada, é necessário que os dois lados, do mesmo eixo, sejam substituídos.
Após a troca, também é recomendado que seja feito um alinhamento da suspensão e balanceamento dos conjuntos rodas.
Bandejas
As bandejas são o ponto de apoio da suspensão, conectando o chassi ao conjunto de amortecedores e molas. Em piso molhado, uma bandeja empenada ou com buchas desgastadas, podem comprometer ainda mais o alinhamento e a precisão da direção, afetando a estabilidade do veículo.
Sinais de problemas: Folgas na direção, barulhos ao virar o volante ou passar por piso irregular e desgaste acentuado dos pneus.
Buchas
As buchas são feitas de borracha e reduzem o atrito entre os componentes metálicos, são aplicadas a diversos componentes da suspensão, como amortecedores, barra estabilizadora, bandejas, entre outras. Assim, desgaste nesses componentes agravam o problema da falta de segurança e conforto, e acrescenta atenção redobrada em dias chuvosos.
Sinais de problemas: Barulhos ao passar por buracos e folgas na suspensão.
Pivô
O pivô permite que a coluna da suspensão gire, facilitando as manobras de direção. Um pivô desgastado pode comprometer o alinhamento e a estabilidade do veículo, o que torna a condução mais perigosa em dias chuvosos.
Sinais de problemas: Dificuldade em manter o carro em linha reta e desgaste irregular dos pneus.
Coxim
O coxim é o ponto de fixação do amortecedor, motor, escapamentos, entre outras peças no chassi. Em condições de chuva, coxins desgastados podem causar trepidações e reduzir a eficiência dos amortecedores.
Sinais de problemas: Barulhos ao passar por buracos e trepidações no volante.
Barra Estabilizadora
A barra estabilizadora conecta as duas colunas da suspensão, equilibrando as forças entre as rodas. Uma barra danificada pode aumentar a inclinação do veículo em curvas, comprometendo a segurança em piso molhado.
Sinais de problemas: Inclinação excessiva em curvas e barulhos ao dirigir.
Bieleta
A bieleta, também conhecida como tirante da barra estabilizadora, conecta a barra estabilizadora às colunas da suspensão, geralmente ligada ao amortecedor, transferindo forças dinâmicas durante curvas. O comprometimento desse equilíbrio dinâmico causado por bieletas desgastadas podem comprometer ainda mais estabilidade e a precisão da direção em dias chuvosos.
Sinais de problemas: Barulhos ao passar por buracos e folgas na suspensão.
E lembre-se sempre: Revisar a suspensão periodicamente garante a segurança e o desempenho do veículo, principalmente em períodos de chuva. Fique atento aos sinais de desgaste e siga as recomendações de revisão do fabricante do veículo!
Importância da revisão da Suspensão
A Cofap alerta para a importância de revisar a suspensão periodicamente, não só no período de chuvas, pois como vimos o conjunto possui papel fundamental na segurança do veículo e é responsável, além de assegurar o conforto dos ocupantes, por absorver os impactos e garantir a estabilidade, o conforto e a segurança.
Há mais de 80 anos no Brasil, a Cofap é a maior empresa do segmento de reposição. Líder no mercado de autopeças em diversas linhas de produtos, possui o maior portfólio de componentes para veículos de passageiros, veículos comerciais e motos.
A marca comercializa os seguintes produtos: amortecedores, bandejas, buchas e coxins, barras estabilizadora e de direção, molas helicoidais, feixes de molas, molas a gás, molas pneumáticas, juntas homocinéticas e kits de reparo, semieixos, terminais axiais, terminais de direção, pivôs de suspensão, kits e top kits de suspensão, pastilhas para freio, bieletas, trizetas, suportes de barra tensora, cubos de roda, entre outros.
Para códigos e aplicações completas, acesse nosso catálogo eletrônico.