Códigos atendem modelos BMW, Chevrolet, Citroën, Dodge, Jeep, Land Rover, Mercedes-Benz, Peugeot e  Renault.

A Marelli Cofap Aftermarket, principal empresa do mercado de reposição nacional, anuncia o lançamento de onze códigos de cubos de rodas para veículos BMW, Chevrolet, Citroën, Dodge, Jeep, Land Rover, Mercedes-Benz e Peugeot, Renault.

Comercializados com a marca Cofap, esses componentes são desenvolvidos em aço forjado e submetidos a tratamento térmico para garantir durabilidade e resistência superiores.

As peças seguem, ainda, todas as especificações dos produtos originais, proporcionando o mesmo desempenho e confiabilidade.

As novidades são:

  • CRC02000 (Mercedes-Benz Sprinter 2.0, fabricados de 2013 a 2016 e Sprinter 311 / 415 / 515, produzidos no período de 2012 a 2018)
  • CRC17006 (Citroën Jumpy, produzidos no período de 2018 e 2021 e Peugeot Expert, fabricados de 2018 a 2021)
  • CRC24005 (BMW 130i, produzidos de 2005 a 2009 e X1, fabricados entre os anos de 2010 a 2019)
  • CRC36001 (Land Rober Freelander 2, produzidos no período de 2011 a 2015)
  • CRC36002 (Land Rover Freelander, fabricados entre 2003 e 2006, Discovery III, IV, produzidos no período de 2005 a 2016 e Range Rover Sport I, II, produzidos no período de 2005 a 2013)
  • CRC57000 (Dodge RAM 2500 6.7 turbo, RAM 5.7 e RAM 5.9, fabricados a partir de 2009)
  • CRC04034 (Chevrolet Equinox 2.0, produzidos entre 2018 e 2020)
  • CRC12003 (Iveco Daily 5912 2.8, de 1997 a 2005, Daily 6012 2.8, de 1997 a 2005, Daily 6013 2.8, de 2006 e 2007, Daily 7012 2.8, de 1997 a 2005, Daily 7013 2.8, de 2006 e 2007)
  • CRC18008 (Renault Master 2.3, produzidos entre 2013 e 2021)
  • CRC36003 (Land Rover Range Rover Sport 3.0, de 2011 a 2015, Range Rover Sport I 4.4 V8, de 2005 a 2009 e Range Rover Sport 3.0 V6, de 2009 a 2013)
  • CRC52003 (Jeep Compass 2.0, produzidos de 2012 a 2016)

O conjunto do cubo da roda é responsável por transmitir o torque das juntas homocinéticas para as rodas e fica posicionado entre o eixo e os tambores ou discos de freio.

Além de ser fundamental para o sistema de direção, contribui para uma condução segura do veículo.

Os cubos de roda são divididos em primeira, segunda e terceira gerações, com e sem rolamentos, para veículos com e sem ABS, sendo que os de primeira geração são comumente encontrados nas rodas dianteiras e sem rolamento acoplado, enquanto os de segunda e terceira gerações são aplicados nas rodas dianteiras e traseiras e podem ter rolamentos acoplados.

Embora seja uma peça com longa vida útil, pode sofrer danos com impactos fortes, infiltração de água e transporte de carga excessiva.

Os principais sinais de falhas dos cubos de roda são ruídos anormais e vibrações, que inicialmente comprometem o conforto, e acendimento da luz do ABS. Ignorar esses sinais pode resultar em sérios riscos à segurança.

Se o motorista suspeitar de que o conjunto do cubo da roda está com alguma avaria, deve levar o veículo ao mecânico de sua confiança o mais rápido possível para manutenção.

Caso a troca seja recomendada, é necessário investir em cubos de roda de qualidade. Isso é essencial para evitar problemas inesperados e garantir uma condução confortável, tranquila e segura.

Como preservar a vida útil

Confira algumas dicas para aumentar a vida útil e preservar os cubos de rodas:

  • Atenção aos impactos – caso as rodas sofram algum impacto forte ao passar por buracos ou obstáculos na pista, procure um mecânico qualificado. Os impactos podem danificar os rolamentos e outras partes dos cubos, comprometendo sua eficiência e segurança. Verifique, também, eventuais avarias nos pneus e nas rodas;
  • Torque de aperto na montagem – fique atento ao torque aplicado durante a instalação e fixação dos cubos de rodas. O torque excessivo pode causar superaquecimento nos rolamentos, levando a danos prematuros. O torque aplicado deve respeitar as especificações de cada montadora;
  • Evite sobrecargas – quando o veículo roda com excesso de carga, há um aumento de pressão sobre os rolamentos dos cubos de roda. Respeite a capacidade de carga do veículo e evite exceder os limites recomendado – isso só vai acelerar o desgaste dos cubos de roda e de outros componentes da suspensão;
  • Fique de olho na manutenção preventiva regular – procure fazer a revisão periódica a cada 10.000 km rodados ou conforme as recomendações do fabricante do veículo. Durante a checagem, peça ao mecânico verificar possíveis folgas, ruídos ou sinais de desgaste nos cubos de roda e, se for necessário, substituir as peças.