
LÍDER EM SUSPENSÃO, COFAP EXPANDE AINDA MAIS A LINHA DE AMORTECEDORES
4 de novembro de 2025
Lançamento de cinco itens são destinados a modelos das montadoras Chevrolet, Jac, Kia e Mercedes-Benz.
A Cofap, uma das principais marcas do mercado de reposição automotiva brasileiro e líder em sistemas de suspensão, amplia seu portfólio de amortecedores com o lançamento de cinco itens destinados a modelos das montadoras Chevrolet, Jac, Kia e Mercedes-Benz.
Com o maior catálogo de amortecedores do mercado, a Cofap disponibiliza mais de dois mil códigos que atendem 98,6% da frota em circulação, abrangendo aplicações para veículos leves, comerciais leves e pesados, além de ônibus, máquinas agrícolas e motocicletas.
Há mais de 70 anos sendo desenvolvidos e produzidos no Brasil, os amortecedores da marca se destacam por oferecer a mesma qualidade e confiabilidade dos produtos genuínos. Dessa forma, o consumidor tem a garantia de desempenho idêntico ao da peça original, enquanto o aplicador conta com a segurança de proporcionar total satisfação ao cliente.
E, como sempre, atenta às tendências do mercado, a Cofap vem ampliando seus investimentos no lançamento de amortecedores destinados a veículos híbridos e elétricos — um segmento que cresce de modo acelerado no Brasil.
Confira os lançamentos e suas aplicações:
• GB27726: Caminhão Mercedes-Benz ACTROS/AXOR Série 20 (amortecedor cabine dianteiro com bolsa pneumática)
• GB27763: Chevrolet Spin, todos os modelos fabricados a partir de 2025 (amortecedor traseiro)
• GB48358: JAC J2 fabricado entre 2012 e 2017 (amortecedor traseiro)
• GP33517: KIA SOUL G2 (amortecedor dianteiro esquerdo)
• GP33516: KIA SOUL G2 (amortecedor dianteiro direito)
Amortecedor: componente fundamental para a segurança
O amortecedor é o principal componente do sistema de suspensão de um veículo e tem a função de garantir que os pneus permaneçam em contato constante com o solo, assegurando condições ideais de dirigibilidade, segurança e conforto. Por isso, é essencial realizar revisões periódicas, já que os efeitos do desgaste natural — como a perda de eficiência — nem sempre são perceptíveis ao motorista com o passar do tempo.
Os componentes internos do amortecedor como tubo de pressão, pistão, molas e válvulas – entre muitos outros – sofrem com a fadiga, conforme a intensidade do uso. Eventuais avarias nesses componentes internos não podem ser detectadas em exame visual e, por isso, a eficiência do amortecedor deve ser avaliada por profissionais qualificados durante as revisões periódicas.
A Cofap reforça que a manutenção preventiva dos amortecedores é ainda mais importante para veículos comerciais, no sentido de manter esses veículos circulando com segurança e minimizando contratempos que limitem suas atividades, evitando paradas imprevistas na oficina e garantindo o nível de atendimento em patamares elevados.
Caso seja necessário fazer a troca do amortecedor, é recomendado que sejam utilizadas peças de qualidade e durabilidade comprovada, de marcas reconhecidas pelo mercado, como é o caso dos amortecedores Cofap, cujos desenvolvimento e fabricação atendem rigorosamente os parâmetros dos projetos das peças genuínas.