
MAGNETI MARELLI ESCLARECE COMO IDENTIFICAR PROBLEMAS NA BOMBA DE COMBUSTÍVEL
30 de setembro de 2025
Técnicos alertam sobre dois cuidados essenciais para preservar o bom funcionamento da peça
Dificuldade para dar a partida do motor, mesmo com a bateria em boas condições, é um dos principais indícios de falha na bomba de combustível. Esse componente é fundamental para o sistema de alimentação, sendo responsável pelo envio do combustível do tanque até o sistema de injeção, garantindo a pressão adequada para o correto funcionamento do motor.
Em situações mais críticas, uma bomba de combustível com defeito pode provocar o desligamento inesperado do motor devido ao corte na alimentação de combustível, inclusive com o veículo em movimento e sob aceleração constante, comprometendo a segurança e a dirigibilidade.
Por isso, os técnicos da Marelli Cofap Aftermarket, líder no mercado nacional de reposição de autopeças, alertam os motoristas sobre dois cuidados essenciais para preservar o bom funcionamento da bomba de combustível:
- Abastecer sempre em postos de confiança;
- Evitar rodar com o veículo constantemente na reserva.
No primeiro caso, é preciso ter confiança no posto porque há o risco de abastecimento com combustível adulterado, que pode comprometer a bomba e outros componentes do sistema de alimentação do veículo e gerar custos elevados na reparação.
E circular com o tanque em nível muito baixo pode comprometer o desempenho da bomba. Nessa condição, impurezas e sedimentos acumulados no fundo do tanque podem ser aspirados pela bomba de combustível, aumentando o risco de entupimentos, desgaste prematuro e falhas no sistema de alimentação.
Outra recomendação importante é manter a manutenção preventiva em dia, realizando a troca do filtro de combustível conforme as especificações do fabricante do veículo. Esse cuidado contribui para a preservação do sistema de alimentação e prolonga a vida útil da bomba de combustível. Caso seja necessária a substituição, é fundamental optar por componentes de qualidade comprovada, como os da marca Magneti Marelli, referência em tecnologia automotiva e líder no mercado de reposição.
A Magneti Marelli possui o maior e mais completo catálogo do mercado de reposição automotiva. Seu portfólio acaba de ser ampliado com o lançamento de mais cinco kits de bomba High Performance para modelos de veículos das montadoras Audi, BMW, Chevrolet, Fiat, Mercedes-Benz e VW.
Bomba mecânica e elétrica: saiba como funcionam
Existem dois tipos de bombas de combustível: a mecânica, presente nos carros que utilizam carburador e que é movida por um eixo; e a elétrica – a mais utilizada nos modelos fabricados atualmente -, que equipa, principalmente, os modelos com injeção eletrônica e é acionada por um motor elétrico.
As bombas elétricas podem ser internas ou externas ao tanque. A primeira fica submersa e aspira o combustível do interior do tanque, impulsionando o líquido por meio da tubulação até os bicos injetores. Possui um duplo sistema de filtragem e para preservá-la, uma dica é trocar os pré-filtros do conjunto da bomba de combustível a cada 10.000 quilômetros. Já a outra é fixada na parte de baixo do veículo, próxima ao tanque, aspirando o combustível por um tubo coletor.