
COFAP ESCLARECE: QUAL A HORA CERTA DE TROCAR AS PASTILHAS DE FREIO?
30 de setembro de 2025
Item deve ser necessariamente verificado a cada revisão do veículo, pois dele depende em grande parte a segurança na condução de veículos
Responsáveis por reduzir a velocidade dos veículos, até a imobilidade se for o caso, as pastilhas de freio sofrem desgaste natural com o uso, consequência direta da sua função, já que é através do atrito com os discos de freio que elas reduzem a velocidade. E esse atrito é que gera o desgaste da massa de fricção das pastilhas de freio. No entanto, alguns fatores — como estilo de condução agressivo, freadas bruscas e o tráfego frequente por ruas irregulares e esburacadas — podem diminuir significativamente a vida útil da peça. Por isso, as pastilhas de freio devem ser necessariamente verificadas a cada revisão do veículo, pois delas depende em grande parte a segurança na condução de veículos automotores. Além disso, caso haja ruídos ao acionar o pedal de freio ou perda de eficiência na frenagem, o motorista deve procurar uma oficina de confiança para avaliação e manutenção do sistema de freio.
Os técnicos da Marelli Cofap Aftermarket alertam que, se a manutenção for adiada, o desgaste excessivo das pastilhas pode danificar os discos de freio. Nesse caso, será necessário retificar ou até mesmo substituir os discos, gerando custos adicionais. Assim, o mais indicado é substituir as pastilhas logo que a espessura da massa de atrito chegar ao limite mínimo. Para isso, é necessário retirar rodas e pneus para acesso e verificação das pastilhas e, por isso, é fundamental realizar a revisão do sistema frequentemente, a cada parada para revisão geral.
Os profissionais também dão uma dica importante: a substituição das pastilhas de freio deve ser feita sempre por eixo — ou seja, ambos os lados do mesmo eixo devem receber um novo jogo. Esse cuidado é essencial para garantir a estabilidade do veículo durante a frenagem e manter o controle direcional. A mesma recomendação vale para outros componentes do sistema de freios, como lonas, tambores e cilindros, ainda presentes nos eixos traseiros de diversos modelos.
Sempre que a troca for recomendada, o ideal é optar por peças de qualidade reconhecida no mercado, como as da Cofap, que trazem no seu DNA os 70 anos de presença no mercado nacional.
O catálogo da marca ficou ainda mais completo com o lançamento de três códigos: PFC180020 (para Renault Kardian 1.0, fabricados a partir de 2024), PFC290023 (para Nissan Sentra 2.0, produzidos a partir de 2023) e PFC870002 (para GWM Haval H6, fabricados a partir de 2024). Com esses reforços no portfólio, a marca passa a atender cerca de 95% da frota nacional de veículos, oferecendo peças que seguem os mesmos padrões de qualidade e fabricação dos produtos genuínos. Isso garante segurança para os usuários e tranquilidade para os reparadores.
Mais informações sobre os produtos podem ser encontradas no catálogo eletrônico disponível para celulares IOS e Android e no site www.mmcofap.com.br. Outro canal é o serviço de atendimento ao consumidor: 0800-0194054.