
BIELETAS COFAP: QUALIDADE ORIGINAL PARA O MERCADO DE RESPOSIÇÃO
15 de setembro de 2025
Voltados aos segmentos de picapes compactas, SUVs e veículos híbridos, novos códigos atendem a modelos GWM, Renault e Volvo
Sempre atenta às movimentações do mercado automotivo e comprometida com o atendimento das demandas do mercado de reposição, a Marelli Cofap Aftermarket amplia o seu portfólio com novos códigos de bieletas,
Comercializadas sob a marca Cofap, as peças atendem modelos das montadoras GWM, Renault e Volvo. O código BTC87001 é destinado ao Haval H6, fabricado a partir de 2024. Já o código BTC18111 é aplicado na suspensão dianteira do Renault Kardian 1.0 turbo, produzido a partir de 2024, e também na suspensão traseira do Oroch, fabricado desde 2016.
Para o Volvo XC60 foram lançados quatro códigos: o BTC19108 para dianteira direita, e o BTC1910919, esquerda. Já os códigos BTC19110 e BTC19111 são usados na parte traseira do modelo, nos lados direito e esquerdo, respectivamente.
Fundamental para a segurança
Essenciais para o desempenho adequado do sistema de suspensão do veículo, as bieletas conectam a barra estabilizadora aos braços de controle da suspensão (também conhecidos como bandejas). Essa função é fundamental, já que a barra estabilizadora auxilia as molas da suspensão a controlar a movimentação lateral do veículo em curvas, o chamado “rolling”, evitando a inclinação exagerada da carroceria. Com isso, a estabilidade do veículo nas curvas e manobras fica garantida, além da segurança do motorista e dos passageiros.
A peça também é responsável por distribuir as forças e os movimentos entre os componentes da suspensão, contribuindo para um desgaste mais uniforme dos pneus e melhorando o desempenho geral do veículo. No entanto, se estiver gasta ou com folgas, pode comprometer o funcionamento adequado do sistema de suspensão.
Por isso, o motorista deve estar sempre atento a alguns sinais, como degaste das buchas de fixação, deformação ou ruptura na estrutura e ruídos persistentes. Outro cuidado importante é observar o estado da coifa de borracha, que é responsável por proteger os pivôs presentes nas extremidades das bieletas. Por ser um componente suscetível a rompimentos, é possível que haja a entrada de detritos, como terra e areia, que contaminam a graxa lubrificante. A presença de impurezas na graxa pode comprometer a eficácia da lubrificação e a funcionalidade da peça, além de acelerar o seu desgaste.
Se o motorista notar qualquer um desses indícios, deve procurar um mecânico de confiança. Caso a substituição seja recomendada, a dica é optar por produtos confiáveis, como os oferecidos pela Cofap, marca que garante a conformidade de seus produtos com os padrões do equipamento original, reconhecidos pelo mercado por oferecerem os mais altos níveis de qualidade, segurança e confiabilidade.