
COFAP, A MARCA REFERÊNCIA EM AMORTECEDORES PARA TODOS OS VEÍCULOS, LANÇOU MAIS DE 90 ITENS EM 2025
13 de fevereiro de 2026
Com mais de 70 anos de história, os amortecedores Cofap são referência no mercado, reconhecidos pelos elevados padrões de qualidade, segurança e confiabilidade.
Esse prestígio é resultado da estratégia da empresa de oferecer ao consumidor peças desenvolvidas com as mesmas especificações do produto genuíno. Ao escolher a marca, o consumidor tem a garantia de adquirir um produto com desempenho equivalente ao original, reforçando a credibilidade, a tradição e a liderança da Cofap no mercado de reposição.
Líder absoluta de mercado, a marca reforçou seu catálogo com mais de 90 novos itens somente no último ano. Com isso, o portfólio ultrapassou dois mil códigos, atendendo quase a totalidade da frota circulante nacional.
Os componentes são destinados a veículos leves, comerciais leves e pesados, ônibus de passageiros e máquinas agrícolas. Isso reflete a missão da Cofap de disponibilizar produtos quase simultaneamente ao lançamento de novos modelos no mercado, sem deixar de atender os proprietários de veículos com mais de 10 anos de estrada, por meio da linha SPA.
A marca também é referência no segmento de duas rodas, com cobertura de cerca de 93% da frota nacional, atendendo motocicletas de baixa, média e alta cilindrada.
Manutenção é fundamental
Principal item do sistema de suspensão, os amortecedores mantêm os pneus em contato com o solo, proporcionando estabilidade e dirigibilidade em diversas condições de terreno. Por isso, os técnicos da Cofap recomendam revisões periódicas numa oficina de confiança para detectar possíveis desgastes e avarias. Os componentes internos como tubo de pressão, pistão, molas e válvulas sofrem desgaste natural, conforme a intensidade do uso.
A eficiência dos amortecedores deve ser sempre avaliada por profissionais qualificados. Caso a substituição seja necessária, recomenda-se utilizar produtos com qualidade reconhecida. Além disso, a troca deve ser realizada aos pares em cada eixo. Um amortecedor novo trabalhando em conjunto com outro usado – mesmo que ainda esteja em bom estado – pode gerar desequilíbrios, comprometendo a dirigibilidade do veículo.
Os especialistas também alertam para o cuidado com peças recondicionadas. Muitas vezes, elas são apenas repintadas e, no máximo, têm o óleo hidráulico substituído por produtos fora de especificação. Como diz o velho ditado: o barato pode sair caro.
No momento da substituição, é fundamental verificar a presença do selo de certificação do Inmetro, tanto na embalagem quanto no corpo do amortecedor, garantindo que o produto atenda aos requisitos de segurança e desempenho exigidos.