
COFAP, LÍDER DO MERCADO DE REPOSIÇÃO DE AUTOPEÇAS, AMPLIA LINHA DE JUNTAS HOMOCINÉTICAS
5 de fevereiro de 2026
Líder no mercado nacional de reposição de autopeças, a Marelli Cofap Aftermarket amplia o catálogo da linha de juntas homocinéticas — que inclui juntas fixas e deslizantes, semieixos, trizetas e tulipas — com o lançamento de novos produtos destinados a veículos das marcas Chevrolet e Volkswagen.
A linha, que conta com mais de 550 códigos ativos entre juntas homocinéticas fixas e deslizantes, semieixos, trizetas e tulipas, segue em constante expansão. Com cobertura de mais de 90% da frota nacional de veículos, é a segunda linha de produtos mais vendida da marca Cofap, atrás apenas de amortecedores.
As juntas homocinéticas Cofap são reconhecidos pelos altos níveis de qualidade, durabilidade e confiabilidade. Isso é resultado da fidelidade com a qual os componentes são produzidos para o aftermarket, em relação ao produto original, respeitando os parâmetros desde a matéria prima até o rigor nas tolerâncias dimensionais, o que assegura exatamente o mesmo comportamento funcional e de durabilidade da peça genuína, a um custo bem menor.
Confira os códigos e suas aplicações:
- Junta homocinética: JDC04319A (Chevrolet Montana 1.2 turbo automático)
- Semieixo: SEC01414A (VW Polo 1.0 TSI automático; VW Polo 1.6 MSI automático; VW Virtus 1.0 TSI automático e VW Virtus 1.6 MSI automático)
Cuidado com a manutenção
Projetada para transmitir o torque e a força do motor às rodas, a junta homocinética é um componente de longa vida útil. No entanto, essa durabilidade pode ser reduzida quando o veículo opera com excesso de carga, apresenta desalinhamento ou é conduzido com trancos frequentes nas arrancadas. Além disso, danos na coifa de borracha que protege a junta comprometem severamente a sua vida útil, pois cortes ou rasgos permitem a contaminação da graxa por detritos, acelerando o desgaste e a deterioração dos componentes internos da junta homocinética.
O motorista percebe facilmente quando as juntas homocinéticas estão danificadas, pois ouve barulhos e estalos, principalmente quando as rodas são esterçadas em curvas mais fechadas ou ao manobrar o carro.
Para evitar transtornos, a recomendação da Cofap é manter a manutenção preventiva sempre em dia. Esse cuidado permite identificar eventuais problemas de forma antecipada e até mesmo evitar falhas mais graves, que, consequentemente, podem elevar os custos de reparação.