
COFAP EXPANDE LINHA DE AMORTECEDORES PARA MOTOS DE MÉDIA E ALTA CILINDRADA
30 de setembro de 2025
Desenvolvidos com base nos parâmetros e especificações dos produtos genuínos, novos itens combinam tecnologia avançada e alto desempenho, atendendo às expectativas dos consumidores mais exigentes.
A Cofap continua investindo na ampliação de seu portfólio de amortecedores para motocicletas e acaba de lançar 16 códigos voltados a modelos de média e alta cilindrada. Reconhecidos pelo desempenho de equipamento original, os amortecedores Cofap garantem maior estabilidade e dirigibilidade, proporcionando ao motociclista uma pilotagem mais segura, confortável e precisa.
Desenvolvidos com base nos parâmetros e especificações dos produtos genuínos, os novos amortecedores da marca combinam tecnologia avançada e alto desempenho, atendendo às expectativas dos consumidores mais exigentes.
Confira as novidades e suas aplicações:
CR22533M – amortecedor traseiro – Honda CB 400 (1980/1992) – CB 450 (1984/…)
CR22612M – amortecedor traseiro direito – Honda Shadow 750 (2006/2014)
CR22613M – amortecedor traseiro esquerdo – Honda Shadow 750 (2006/2014)
CR22617M – amortecedor traseiro – Honda CB 500 (1998/2004)
CR22619M – amortecedor traseiro – Harley Davidson Sportster XL1200N Nightster (2009/2012) – Sportster XL883N Iron (2009/2015) – Sportster XL833R Roadster (2011/2015) – Sportster XL883R Sportster (2009/2010)
CR22622M – amortecedor traseiro – Dafra Maxym 400i (2014/…)
CR22627M – amortecedor traseiro – Harley Davidson Sportster XL1200 (2017/…)
MSC41006 – amortecedor traseiro – Honda NX Falcon 400 (1999/2015) – XL 250 (1982/1984) – XLX 350 (1987/1992) – XLX 350R (1987/1992)
MSC41009 – amortecedor traseiro – Honda CB 600 Hornet (2008/2014)
MSC41010 – amortecedor traseiro – Honda CB 500F (2013/2019) – CB500X (2013/2019) – CBR 500R (2014/2019)
MSC41014 – amortecedor traseiro - Honda NC 700X (2013/2014) – NC 750X (2015/2023)
MSC41016 – amortecedor traseiro – Honda CB 650 (2014/…)
MSC42005 – amortecedor traseiro – Yamaha XJ6 600 (2009/…)
MSC42006 – amortecedor traseiro – Yamaha XT 660R TÉNÉRÉ (2005/2018)
MSC74002 – amortecedor traseiro – Kawasaki Ninja 400 (2018/…) – Z400 (2019/…)
MSC81001 – amortecedor traseiro – Royal Enfield Himalayan 450
Manutenção preventiva
Responsável por controlar os movimentos de compressão e extensão da suspensão, o amortecedor é um componente fundamental para manter o pneu constantemente em contato com o solo, proporcionando a melhor dirigibilidade durante a pilotagem. Localizado na parte traseira da motocicleta, o amortecedor faz a ligação entre a balança e o chassi, sendo essencial para a estabilidade do veículo e, principalmente, o conforto e a segurança do motociclista.
Com o uso e o passar do tempo, os diversos componentes internos do amortecedor sofrem desgaste natural, o que pode comprometer a sua eficiência e, consequentemente, a dirigibilidade e a segurança na condução da moto. Vazamentos de óleo e ruídos anormais são alguns sinais de que a peça pode estar avariada — e de que é hora de procurar um mecânico de confiança.
Caso haja necessidade de substituir os amortecedores, é fundamental que o serviço seja realizado por profissionais qualificados, utilizando produtos com qualidade reconhecida e procedência garantida, como aqueles que trazem a marca Cofap.
A marca possui o maior e mais completo catálogo para veículos de duas rodas, com 78 códigos de amortecedores que atendem 97% da frota nacional, disponíveis nas versões bitubulares e monotubulares para diversas aplicações. A principal diferença entre esses sistemas é o número de tubos utilizados. No monotubular, o óleo, o gás, a válvula do pistão e demais componentes estão todos alojados dentro de um único tubo. Já no bitubular são dois tubos, o de pressão (interno) e o reservatório (externo).
O monotubular utiliza um pistão flutuante que separa completamente a câmara de óleo da câmara de gás. No bitubular, o gás pressuriza diretamente o óleo no tubo reservatório minimizando a aeração e cavitação.
As diferenças entre amortecedores monotubular e bitubular não estão apenas no número de tubos, mas também nos mecanismos internos e, por conta dessas diferenças, os monotubulares são superiores tecnologicamente, destinados a veículos premium, à condução voltada ao desempenho, condições adversas e uso off-road, enquanto os bitubulares são mais indicados para uma condução diária mais suave e econômica.