
MAGNETI MARELLI AMPLIA LINHA DE SENSORES DE POSIÇÃO DO PEDAL
2 de setembro de 2025
10 novos códigos atendem modelos das montadoras Chevrolet, Dodge e Renault
Reconhecida pelo padrão de qualidade equipamento original, confiabilidade e durabilidade dos produtos que comercializa, a Marelli Cofap Aftermarket é referência no mercado de reposição de autopeças. Seus produtos conquistaram a preferência dos profissionais do setor graças ao compromisso contínuo da empresa em oferecer componentes com as mesmas especificações, características e desempenho das autopeças utilizadas pelas montadoras na produção de seus veículos. Essa tradição assegura não apenas a confiança dos aplicadores, mas também a satisfação dos consumidores finais.
E para além do compromisso com a excelência tecnológica, a Marelli Cofap Aftermarket se propõe a oferecer o portfólio mais completo do mercado e anuncia o lançamento de 10 novos códigos de sensores de posição do pedal do acelerador. Com a marca Magneti Marelli, os componentes atendem modelos das montadoras Chevrolet, Dodge e Renault.
Os sensores de posição do pedal do acelerador são essenciais para os sistemas de aceleração eletrônica dos veículos. Substituindo os cabos de aço que eram utilizados nos aceleradores, no passado, a função dos sensores de posição do pedal do acelerador é detectar a sua posição e transmitir essa informação à Central de Controle do Motor (ECU), que por sua vez informa ao sistema de alimentação a quantidade de combustível a ser enviada ao motor, em tempo real. Assim, o correto funcionamento desses sensores é fundamental para garantir uma resposta precisa ao comando do condutor e um controle eficiente do torque necessário a cada momento, assegurando o desempenho adequado e a segurança na condução do veículo.
Em caso de falha no sensor, o veículo pode apresentar problemas de dirigibilidade, uma vez que a ECU não conseguirá interpretar corretamente o quanto o motorista deseja acelerar. Os principais sinais de mau funcionamento incluem: resposta lenta ao pisar no acelerador, funcionamento do motor em modo de segurança, luz de injeção acesa no painel, aceleração irregular ou instável e perda de potência. Caso o veículo apresente um desses sinais, é recomendável procurar um mecânico de confiança para uma avaliação e, se necessário, a substituição do componente.
O portfólio de injeção eletrônica Magneti Marelli – um dos maiores do mercado – também é composto por injetor de combustível, corpo de borboleta, motor de passo, sensor de posição de borboleta, sensor de pressão absoluta, sonda lambda, sensor de temperatura da água, sensor de temperatura do ar, sensor de temperatura do painel, sensor de temperatura do ambiente, sensor de partida a frio, sensor de velocidade, sensor de rotação do motor, sensor de fase, solenoide de partida a frio entre outros.