
MAGNETI MARELLI AMPLIA CATÁLOGO DE SENSORES ABS
2 de setembro de 2025
Obrigatório em todos os veículos fabricados no Brasil desde 2014, sistema de freios é fundamental para a segurança automotiva
Reforçando sua estratégia de oferecer o mais amplo e completo portfólio de autopeças para o mercado de reposição, a Marelli Cofap Aftermarket anuncia o lançamento de novos códigos de sensores ABS para veículos Mitsubishi. Os dois novos códigos – ABSMM960-TE e ABSMM960-TD são destinados para os modelos ASX (2.0 16v, 4×4, fabricado de 2011 a 2016), Lancer (2.0 16v, 4×4, produzido a partir de 2011) e Outlander (2.0 16v, 4×4 e 2.4 16v, que saíram da linha de montagem a partir de 2011).
Obrigatório em todos os veículos fabricados no Brasil desde 2014, o sistema de freios ABS é fundamental para a segurança automotiva, pois evita o travamento das rodas durante frenagens bruscas, melhorando muito o controle do automóvel em situações de emergência.
O sensor fica próximo à roda fônica, que pode apresentar diferentes modelos e formas de construção, dependendo do veículo. Basicamente, sua função é captar e monitorar a velocidade de rotação das rodas e enviar essa informação para o módulo eletrônico. Com base nesses dados, o módulo eletrônico identifica reduções bruscas de velocidade e regula a pressão do circuito hidráulico do sistema de freios e da frenagem em cada uma das rodas, evitando o travamento. Nos veículos equipados com sistemas de controle de tração e estabilidade, o sinal do sensor de velocidade também é essencial, pois fornece os dados necessários para o funcionamento preciso desses sistemas de segurança ativa.
Por isso, o sensor ABS deve receber atenção especial durante as revisões preventivas, e não apenas quando há indícios de mau funcionamento. Caso apresentem falhas, os sensores de velocidade, ou sensores ABS, comprometem os sistemas de segurança ativa e, o que é grave, colocar em risco a segurança dos ocupantes do veículo.
Importante frisar que, por estar instalado próximo à suspensão e aos freios, o sensor está sujeito a impactos causados por detritos nas vias, como pedras, por exemplo. Quando ocorre algum problema, o próprio sistema costuma acionar uma luz de advertência no painel do veículo, indicando que é hora de verificar o componente.