
LÍDER NO MERCADO DE JUNTAS HOMOCINÉTICAS, COFAP AMPLIA AINDA MAIS SEU PORTFÓLIO
2 de setembro de 2025
A linha, que já conta com mais de 500 códigos ativos, segue em constante expansão.
A Marelli Cofap Aftermarket, principal empresa do segmento no Brasil, anuncia o lançamento de 20 códigos de juntas homocinéticas que atendem modelos de diversas montadoras, incluindo BYD, Caoa Chery, Fiat, Honda, Hyundai, Jeep, Nissan, Peugeot e Toyota, ampliando ainda mais o portfólio da marca no mercado de reposição.
A linha, que já conta com mais de 500 códigos ativos — entre juntas homocinéticas fixas e deslizantes, semieixos, trizetas e tulipas — segue em constante expansão. Com cobertura de cerca de 90% da frota nacional de veículos, trata-se da segunda mais comercializada da marca Cofap, ficando atrás apenas dos amortecedores.
As juntas homocinéticas podem ser fixas ou deslizantes. A primeira é ligada ao cubo de roda, enquanto a outra fica junto à caixa de transmissão do veículo. Esses componentes – do mesmo modo como as trizetas e as tulipas, dependendo do sistema adotado em cada veículo – permitem que o torque gerado pelo motor seja transmitido de maneira ininterrupta às rodas, por meio dos semieixos, independente dos ângulos do sistema de direção ao se realizar uma curva e dos movimentos de oscilação da suspensão.
As juntas homocinéticas e os semieixos são componentes que possuem longa vida útil. No entanto, ela pode ser reduzida se o veículo rodar com excesso de carga ou desalinhado. Passar por buracos e obstáculos em alta velocidade também pode afetar a durabilidade das peças. Porém, o que mais afeta a vida útil de uma junta homocinética são detritos que entram por coifas avariadas e contaminam a graxa, gerando atrito e desgaste entre as esferas, a gaiola e a parte interna das juntas. Geralmente, a junta homocinética avisa que está desgastada através da geração de ruídos quando o carro está em movimento ou quando as rodas são esterçadas, como em curvas mais fechadas ou ao manobrar o carro.
A junta homocinética Cofap é comercializada com todos os acessórios necessários para sua montagem. Vale destacar a presença de coifas de borracha nitrílica e graxa de lítio, materiais de qualidade superior e que garantem maior resistência e durabilidade.
Caso haja necessidade de substituição, é recomendado que sejam aplicados produtos reconhecidos pelo mercado como os da Cofap, marca de referência no mercado de autopeças destinadas a sistemas de suspensão automotiva.