
COFAP AMPLIA CATÁLOGO DE AMORTECEDORES PARA MOTOCICLETAS
24 de julho de 2025
A marca complementa o maior portfólio de amortecedores para motocicletas, cobrindo mais de 90% da frota circulante no Brasil
As motocicletas estão cada vez mais presentes no dia a dia dos brasileiros. De acordo com dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), em dez anos, a frota nacional cresceu 42%: hoje mais de 35 milhões de unidades circulam pelas ruas e estradas do País.
Atenta a esse mercado, a Cofap – marca que também lidera o segmento de reposição de amortecedores para motocicletas – ampliou seu catálogo com o lançamento de dois códigos: CR22641M (Haojue Master Hide 150, fabricada a partir de 2021) e MSC41016 (Honda CB 650, produzida a partir de 2014). Com essas novidades, a marca vem complementar o maior portfólio de amortecedores para motocicletas, cobrindo mais de 90% da frota circulante no Brasil, lembrando que se trata de uma alternativa com excelente custo-benefício para quem coloca a segurança em primeiro lugar e busca um produto com características técnicas da peça genuína e, por isso, com maior durabilidade.
A principal função de um amortecedor é controlar os movimentos de subida e descida da suspensão, mantendo sempre o pneu em contato com o solo. Localizado na parte traseira da motocicleta, ele faz uma das conexões entre a balança e o chassi, sendo responsável pelo conforto e estabilidade do veículo e, principalmente, pela segurança do motociclista.
Com o tempo, no entanto, o desgaste natural dos componentes de um amortecedor pode comprometer o seu funcionamento e prejudicar a dirigibilidade da motocicleta, aumentando os riscos de acidentes. Alguns sinais, como vazamentos ou perda de ação, indicam que é hora de procurar um mecânico de confiança. Os técnicos da Cofap recomendam que, caso seja necessária efetuar a troca da peça, a substituição deve ser feita por profissionais treinados e com produtos de qualidade reconhecida e origem garantida.
Qualidade e tecnologia
Para assegurar a qualidade, a durabilidade, a dirigibilidade e, consequentemente, a segurança, que se tornaram referência no mercado de reposição, os amortecedores Cofap são desenvolvidos de acordo com parâmetros e especificações dos produtos genuínos, ao contrário de outras marcas que produzem amortecedores mais econômicos por causa da tecnologia diferente daquela que vem de fábrica ou até com menor número de componentes internos.
Além disso, graças ao know how adquirido em mais de 70 anos de fornecimento de amortecedores para a indústria automotiva, os produtos da marca proporcionam a melhor experiência de condução para os motociclistas.
Em termos de tecnologia, os amortecedores de suspensão podem ser bi tubulares ou monotubulares. Os bi tubulares, como o próprio nome diz, são compostos por dois tubos, sendo um tubo reservatório e um tubo de pressão, montados um dentro do outro. Esse tipo de tecnologia, a mais comum utilizada em motos de baixa cilindrada, por exemplo, requer que a suspensão traseira contenha dois amortecedores. Os monotubulares são compostos por apenas um tubo, que contém dois compartimentos: o reservatório e o de pressão, separados por um pistão flutuante. Neste caso, as motos utilizam uma única peça na suspensão traseira.
A tecnologia bi tubular emprega uma válvula de compressão e uma válvula de tração. A primeira controla a passagem do óleo entre o tubo reservatório e o tubo de pressão), e “trabalha” com a mola da suspensão – integrada ao amortecedor – para amenizar o movimento de compressão ou fechamento da suspensão. A de tração controla o movimento de extensão, ou abertura, da suspensão. Esse projeto proporciona mais estabilidade e conforto, tanto para alta como para baixa velocidade.
Além disso, o produto Cofap permite a circulação da quantidade ideal de óleo, conforme a exigência da suspensão durante a condução da motocicleta. Com isso, há uma melhor dissipação de calor e ganhos na eficiência, no desempenho e na durabilidade da peça graças à menor perda de óleo por evaporação, além da manutenção do índice de viscosidade mais adequado.
Por outro lado, atualmente os modelos esportivos, crossover e off-road utilizam apenas um amortecedor na suspensão traseira (monoshock), podendo ser bi tubular ou monotubular, de acordo com o projeto do fabricante, mas a segunda é a mais adequada às exigências desses tipos de motocicletas e que proporciona maior eficiência no controle do movimento da suspensão traseira.
Vale destacar que a Cofap disponibiliza em seu catálogo amortecedores com a tecnologia monotubular para motocicletas que utilizam, originalmente, a tecnologia bi tubular. Com isso, oferece um produto com tecnologia mais avançada que o próprio produto original para o mercado de reposição.