
Ruídos na Suspensão: Como Identificar e Resolver 5 Problemas Comuns
7 de julho de 2025
Mais do que essencial para a segurança do veículo, a suspensão também deve ser sinônimo de conforto para os ocupantes.
Problemas no sistema geralmente começam de forma despercebida e aos poucos o primeiro sentido que ativam é a audição, por meio de ruídos. Quando surgem ruídos estranhos, como um barulho de suspensão batendo ou um chiado, é sinal de que algo não está funcionando corretamente. Esses sons podem indicar desde desgaste natural até problemas mais sérios que exigem atenção imediata.
Hoje vamos abordar alguns dos problemas mais comuns de suspensão, frequentemente identificáveis por ruídos, envolvendo componentes como amortecedores, buchas, kits de suspensão, pivôs e batentes, além de coxins do motor e câmbio, homocinética e terminais de direção.
Amortecedores com Desgaste
Os amortecedores são responsáveis por absorver impactos e manter a estabilidade do carro, suavizando o movimento das molas e de todo o conjunto de suspensão. Quando apresentam desgaste, os sinais mais comuns são barulhos de batida ao passar por buracos, chiados em movimentos da suspensão ou trepidação excessiva em pisos irregulares.
Para verificar se os amortecedores estão ruins, faça o teste em uma de nossas máquinas Shocktester. Outros indicativos são o vazamento de óleo nos amortecedores – que pode ser observado por meio de manchas no corpo do amortecedor, travamento da haste, buchas de fixação danificadas, além de perda total de ação. A substituição deve ser feita em pares (dianteiros ou traseiros) para manter o equilíbrio da suspensão.
Os efeitos no veículo serão:
- Trepidações da carroceria;
- Inclinação excessiva em curvas e frenagens;
- Ruídos e batidas secas na suspensão ao passar por valetas, desníveis ou buracos;
- Dificuldade de controle em curvas e freadas;
- Pulos descontrolados das rodas;
- Desgaste prematuro dos componentes da suspensão e dos pneus.
Buchas de Suspensão Danificadas
As buchas são componentes de borracha que evitam o contato direto entre peças metálicas, reduzindo vibrações e ruídos. Estão presentes em bandejas de suspensão, barra estabilizadora, dentre outros componentes. Por serem feitas em borracha, as buchas ressecam com o tempo e podem rachar ou até se soltar, causando barulhos secos ao passar por lombadas, rangidos ao virar o volante ou folga na suspensão causando desalinhamento.
Uma inspeção visual pode revelar se as buchas estão danificadas. Se houver rachaduras ou ressecamento, a troca é necessária para evitar danos maiores a outras peças.
Sintomas característicos:
- Ruídos metálicos entre as peças.
- Rachaduras nas borrachas.
- Folgas entre peças.
- Perda de alinhamento.
Kit e Top Kit de Suspensão com Peças Desgastadas
O kit e o top kit de suspensão são conjuntos de componentes instalados junto ao amortecedor e mola, e são essenciais para garantir a segurança, o conforto e a durabilidade do sistema. O kit suspensão é composto por coifa protetora da haste do amortecedor e batente, enquanto o top kit traz os mesmos componentes, além do coxim e do rolamento. É possível reconhecer problemas em ambas as peças por meio de rangidos ao esterçar o volante do veículo e também por uma inspeção visual, procurando por fissuras na coifa e batente do amortecedor.
A Cofap recomenda sempre substituir o kit ou o top kit junto com os amortecedores, pois componentes desgastados podem comprometer o desempenho das peças novas, levando a falhas prematuras.
Sintomas característicos:
- Rangidos ao virar o volante.
- Batidas ou estalos ao passar por irregularidades.
- Vibrações excessivas no volante ou no chassi.
- Desgaste irregular dos pneus.
Pivôs de Suspensão com Desgaste
Os pivôs conectam as bandejas de suspensão ao cubo da roda e, quando desgastados, causam barulhos de batida seca em curvas ou buracos, folga na direção e desgaste irregular dos pneus.
Para verificar o estado dos pivôs, levante o carro e cheque se há folga nas rodas. Outro sinal é a coifa de proteção com fissuras, permitindo a entrada de sujeira, que acelera o desgaste e vazamento de graxa pela coifa. A troca deve ser feita imediatamente, pois pivôs danificados podem levar a perda de controle do veículo.
Sintomas característicos:
- Ruído de batida seca e rangido na suspensão.
- Fissuras na coifa protetora.
- Vazamento de graxa.
- Folga.
Terminal de Direção: Problemas Comuns
O terminal de direção fica localizado entre a caixa de direção e as rodas, ele tem a importante função de transmitir os movimentos do volante para as rodas, permitindo que o carro mude de direção de forma precisa e segura. Composto por um corpo de aço, pino esférico, coifa de borracha e lubrificação interna, esse componente está sujeito a desgaste natural devido ao constante movimento e exposição a condições adversas das ruas.
Quando o terminal de direção começa a apresentar problemas, vários sinais podem ser observados pelo condutor. Ruídos característicos, como estalos ou batidas secas ao passar por irregularidades no asfalto, são um dos primeiros indicativos de desgaste. Rangidos metálicos ao virar o volante, especialmente em baixa velocidade, também podem sugerir problemas no componente. Outro sintoma comum é a sensação de folga na direção, quando o motorista percebe que precisa girar mais o volante para obter a resposta esperada das rodas.
Sintomas característicos:
- Estalos ou batidas secas ao passar por buracos ou lombadas.
- Rangidos metálicos ao esterçar o volante.
- Chiados (indicando falta de lubrificação no pino esférico).
- Instabilidade em curvas
Diagnóstico e Manutenção Preventiva
Ruídos na suspensão nunca devem ser ignorados, pois podem indicar problemas que comprometem a segurança. Na maioria das vezes, um único ruído pode ser o sintoma de duas ou mais peças que fazem parte do sistema de suspensão. Se você perceber qualquer um desses sinais, procure um mecânico de confiança.
Realizar a revisão de problemas nos componentes ajuda a manter a suspensão em dia, evitando desgastes prematuros em outras peças, garantindo dessa forma, uma direção mais segura e confortável. Acompanhe o blog da Cofap para mais dicas e informações sobre manutenção automotiva.