
COFAP ANUNCIA 11 NOVOS CÓDIGOS PARA A LINHA DE PIVÔS DE SUSPENSÃO E TERMINAIS
9 de junho de 2025
A ampliação conta com cinco terminais axiais, quatro terminais de direção e dois pivôs de suspensão
Líder no segmento de reposição automotiva, a Marelli Cofap Aftermarket lançou mais 11 códigos de autopeças para o mercado nacional. A ampliação conta com cinco terminais axiais, quatro terminais de direção e dois pivôs de suspensão, todos comercializados com a marca Cofap, também, por sua vez, líder no segmento de suspensão automotiva.
Desenvolvidos com base nas mesmas especificações técnicas utilizadas pelas montadoras e produzidos seguindo os rigorosos padrões dos componentes originais, os novos itens da Cofap oferecem desempenho, durabilidade e segurança equivalentes aos dos produtos genuínos. Essa atenção aos detalhes técnicos consolidaram a marca como uma das mais respeitadas do mercado de reposição automotiva no Brasil.
Outro diferencial importante está nos terminais axiais. Esses componentes passam por um processo de tratamento térmico — que aumenta sua resistência e vida útil — e recebem um revestimento especial na pintura, que garante maior proteção contra corrosão. Esses cuidados adicionais reforçam o compromisso da empresa com a qualidade e a confiabilidade dos seus produtos.
Confira os cinco novos códigos de terminais axiais e suas aplicações: TAC08025M (Ford Ka, fabricados de 1997 a 2007), TAC55005M (Citroën Aircross, produzidos ente os anos de 2010 a 2017), TAC10013M (Honda HR-V que saíram da linha de montagem no período de 06/2015 a 2024), TAC08026M (Ford Ranger, fabricados de 2013 a 2016) e TAC03032M (Fiat Argo, produzidos de 2017 a 2020).
Os terminais de direção estão disponíveis nos códigos TDC18006M (Renault Master, que saíram da linha de montagem entre 2002 a 2012), TDC18007M (Renault Master, produzidos de 2002 a 2012), TDC03015M (Fiat Argo, fabricados entre os anos de 2017 a 2022) e TDC03014M (Fiat Argo, produzidos no período de 2017 a 2022).
Os dois códigos de pivô de suspensão são PSC29007M (Nissan Frontier, fabricados de 2005 a 2009) e PSC04029M (Chevrolet Montana, produzidos entre os anos de 2011 a 2021).
De olho na manutenção
Os pivôs de suspensão e os terminais de direção são autopeças que sofrem desgaste natural e, por serem componentes de segurança e por estarem submetidas a impactos constantes por conta de sua função na suspensão, é preciso fazer revisões periódicas. Caso necessário e não forem substituídas, podem ocorrer danos em outras peças e maiores despesas futuras. Os técnicos da Cofap alertam que, quando estão gastos, os pivôs ficam com folga e provocam barulho e que o maior perigo é o rompimento do pino esférico. Se isso acontecer, o condutor pode perder o controle do veículo. Ao constatar folgas, coifas de proteção danificadas ou falta de lubrificação, o motorista deve levar o carro até uma oficina mecânica o mais rápido possível para uma avaliação cuidadosa e substituição das peças avariadas.
A recomendação vale também para os terminais axiais e de direção. É recomendado, ainda, que o proprietário do veículo peça ao mecânico para que verifique o estado das coifas de proteção e suas braçadeiras. Caso apresentem furos, rasgos ou a braçadeira apresente danos, é necessário substituir por componentes novos.