
STOP HIDRÁULICO: TECNOLOGIA DESENVOLVIDA PELA COFAP AUMENTA O CONFORTO E A SEGURANÇA
3 de abril de 2025
Desenvolvido pela Cofap no início dos anos 80, o stop hidráulico revolucionou o mercado de amortecedores ao resolver um problema comum em suspensões automotivas: o ruído de final de curso
Líder no mercado de reposição de autopeças no Brasil e pioneira no desenvolvimento de tecnologias para amortecedores, a Cofap foi destaque em 1982 ao desenvolver uma forma de amenizar uma das mais recorrentes reclamações dos motoristas: o ruído de final de curso, ou seja, aquele barulho seco que ocorre quando o carro passa por buracos ou lombadas.
Presente em diversos tipos amortecedores da Cofap, o chamado Stop Hidráulico faz parte do compromisso da marca em oferecer soluções de alta qualidade e desempenho para o setor automotivo. Saiba mais sobre ele nesse post!

O que é o stop hidráulico?
O stop hidráulico é um sistema integrado ao amortecedor que tem como função reduzir o impacto causado pela expansão máxima do componente durante a movimentação da suspensão. Quando o veículo passa por irregularidades no solo, como buracos ou ondulações, a mola se expande e o amortecedor acompanha esse movimento, atingindo seu limite de curso. Sem ele o resultado seria uma pancada em seu interior, comprometendo o conforto acústico dos ocupantes e a durabilidade da peça.
O stop hidráulico trabalha com câmaras que confinam o óleo no interior do amortecedor, sem peças móveis e molas, suavizando o movimento e gerando uma frenagem hidráulica controlada. Esse recurso permite que ele desacelere gradualmente, evitando a queda abrupta da roda e garantindo uma transição suave no final do curso.
Nas aplicações que utilizam o stop hidráulico, o amortecedor é o responsável pela limitação do curso da suspensão, e, com a introdução da tecnologia – que é a adição de uma força hidráulica adicional no final de curso – os demais pontos de controle hidráulico puderam manter uma característica de conforto um pouco mais privilegiada.
A origem do stop hidráulico
A tecnologia foi lançada no Ford Del Rey no início dos anos 80. Baseado no Corcel II, o Del Rey possuía suspensão dianteira com molas extremamente rígidas, que geravam uma energia significativa durante a movimentação da suspensão, em torno de 0,9 m/s. Os amortecedores convencionais da época não eram capazes de frear essa energia de forma eficiente, resultando em um ruído característico, quando o pistão interno atingia a guia do amortecedor.
O Del Rey, que tinha o desafio de ser o sucessor do Ford Landau (o modelo mais luxuoso que a Ford oferecia até o início dos anos 80 no Brasil), precisava ter o conforto como prioridade. Porém, ao enfrentar lombadas e desníveis, os amortecedores não entregavam o conforto acústico necessário. Assim, a Cofap desenvolveu a partir de diversos testes de bancada com materiais diferentes, além de testes de rodagem, o sistema hidráulico interno para a peça, proporcionando uma frenagem progressiva e silenciosa do movimento do amortecedor, sendo batizado como stop hidráulico. Esse sistema tornou o Del Rey uma referência em conforto e estabilidade em sua época.
Além do Del Rey, outros veículos de diversas montadoras também adotaram a tecnologia, especialmente aqueles que precisavam ser tropicalizados para enfrentar as condições adversas do terreno brasileiro. Um grande exemplo foi o Fiat Tipo, que chegou ao Brasil nos anos 90 importado da Itália e precisou adotar o stop-hidráulico, ganhando status do veículo mais vendido em sua época.
A receptividade do mercado e dos consumidores foi extremamente positiva, já que a melhoria no conforto era perceptível desde as primeiras utilizações.

Evolução e novas aplicações
Desde sua criação, o stop hidráulico passou por aprimoramentos contínuos, impulsionados pelo avanço de materiais e componentes, passando a adotar sistemas mais complexos e eficientes. No início, eles eram usinados e aos poucos foram sendo sinterizados, e, além disso, o redesenho de peças como o anel de latão com perfil circular passaram a ter formato quadrado, dando mais eficiência ao recurso.
Além dos veículos leves, a tecnologia também foi expandida para utilitários e pesados. Nesses casos, as adaptações necessárias incluíram o redimensionamento dos componentes internos do amortecedor, que precisam suportar esforços maiores devido ao peso e às condições de uso mais severas. Hoje, o stop hidráulico está presente em diversos amortecedores da Cofap, como as linhas Super e Turbogás. Sua aplicação é definida com base nas especificações do fabricante do veículo, garantindo que a tecnologia seja utilizada onde for necessária.
Benefícios do stop hidráulico
- Conforto aprimorado: ao reduzir os impactos no final do curso, o stop hidráulico proporciona uma condução mais suave, especialmente em terrenos irregulares. Isso é essencial para garantir o bem-estar dos ocupantes do veículo.
- Durabilidade do sistema de suspensão: ao minimizar os impactos no amortecedor, o stop hidráulico contribui para a preservação de outros componentes da suspensão, como molas, buchas e coxins, prolongando a vida útil do sistema como um todo.
- Desempenho superior: amortecedores com stop hidráulico apresentam um ganho “localizado” na carga de tração, comprovando sua eficácia em controlar o movimento do amortecedor no final de curso da suspensão e garantir um funcionamento mais eficiente.

Tecnologia e confiança
A tecnologia stop hidráulico é um exemplo de como a engenharia automotiva evolui para oferecer mais conforto, segurança e durabilidade aos veículos. Presente nos amortecedores Cofap, essa inovação é mais uma prova de que a Marelli Cofap Aftermarket está sempre à frente, desenvolvendo soluções que fazem a diferença no dia a dia dos motoristas.
Hoje, o stop hidráulico é uma tecnologia consolidada, presente em amortecedores de diversas marcas e modelos. Sua aplicação vai além dos veículos de passeio, estendendo-se a outras linhas, sempre com o objetivo de garantir maior conforto, segurança e durabilidade.
Referência e tradição no mercado
A Cofap oferece a maior portfólio de amortecedores do mercado de reposição brasileiro, com mais de 2 mil códigos que atendem 98,6% da frota circulante. Os amortecedores comercializados são destinados a veículos leves, comerciais leves e pesados, coletivos de passageiros, agrícolas e motocicletas.
Os amortecedores Cofap são originais e oferecem ao consumidor qualidade e confiabilidade. Além disso, são certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Na hora da troca, aplicadores e consumidores devem conferir se o produto é certificado, buscando o selo do órgão regulador que obrigatoriamente deve constar na embalagem e no corpo do produto.
Para códigos e aplicações completas, acesse nosso catálogo eletrônico, ou busca rápida aqui no site.