Técnicos alertam que, ao contrário do que muitos pensam, peças devem ser verificadas sempre que for feita a manutenção preventiva do veículo.

Com 59 códigos, que atendem 98% da frota nacional de veículos, a Magneti Marelli acaba de ampliar o catálogo de velas aquecedoras com o lançamento do código VAMCZ302, destinado aos veículos comerciais Mercedes-Benz Sprinter (209-210-213-216-219; 310-313; 416; 510-513-516 e CDI).

Aproveitando mais esse lançamento, os técnicos da Marelli Cofap Aftermarket, empresa líder no mercado de reposição de autopeças no Brasil, alertam que, ao contrário do que muitos pensam, as velas aquecedoras devem ser verificadas sempre que for feita a manutenção preventiva do veículo, independente da estação do ano, já que se trata de um item fundamental para garantir a partida suave e assegurar o bom funcionamento do motor com menor consumo de diesel e também menor emissão de poluentes, principalmente em dias frios, desempenhando papel importante no funcionamento de motores movidos a óleo diesel enquanto não atingem a temperatura de operação.

               A função do componente é garantir que o ar aspirado e comprimido seja aquecido a até, aproximadamente, 900°C, gerando as condições ideais para a ignição completa do combustível. Quanto mais rápido a câmara atingir essa temperatura, mais eficiente será a partida do motor. Para evitar falhas, a vela aquecedora permanece ativa por um determinado período até que o propulsor atinja a temperatura ideal de funcionamento. Dessa forma, ela contribui para prolongar a vida útil da bateria e do motor de partida, ajudando também na redução de emissão de poluentes.

Vale lembrar os sinais indicativos de que é chegada a hora da substituição, como partida difícil do motor, fumaça esbranquiçada, luz de alerta no painel acesa e descarga prematura da bateria, lembrando também que a troca sempre deve ser feita com produtos de qualidade reconhecida pelo mercado, como os da Magneti Marelli.

Pequenos cuidados, maior vida útil

Para garantir o melhor desempenho das velas aquecedoras, é recomendado:

  • Atenção para a manutenção preventiva – realize inspeções regulares do sistema de velas aquecedoras, especialmente antes da chegada do inverno. Verifique se há sinais de desgaste, corrosão ou danos, e, caso seja recomendado, faça a substituição.
  • Optar por combustível de qualidade – utilize combustível de qualidade e aditivos recomendados pelo fabricante do veículo. Combustíveis de baixa qualidade podem comprometer o desempenho do motor e danificar seus componentes, como a vela aquecedora.
  • Evitar partidas a frio prolongadas – dar partida no motor em intervalos muito curtos, principalmente nos dias mais frios, pode sobrecarregar as velas aquecedoras e diminuir sua eficácia.
  • Manter o sistema de injeção de combustível em boas condições – um sistema bem conservado garante uma combustão mais limpa e eficiente, reduzindo o acúmulo de resíduos nas velas aquecedoras.