COFAP LANÇA AMORTECEDOR PARA MOTOCICLETA OFF-ROAD
11 de julho de 2024
O mercado de duas rodas segue em alta e, atenta às demandas do mercado de reposição de motopeças, a Marelli Cofap Aftermarket lança o amortecedor Cofap MSC41013, para a Honda CRF 250F, fabricadas a partir de 2018.
Esse modelo de moto é bastante utilizado pelos amantes das trilhas que gostam de enfrentar os mais diversos tipos de terreno, além de ser um dos preferidos para competições de motocross.
Comercializada com a marca Cofap, a linha de amortecedores para motocicletas é a mais completa do mercado de reposição, com mais de 60 códigos que atendem 96% da frota nacional.
Fundamental para garantir a estabilidade da motocicleta e a segurança do motociclista, o amortecedor trabalha no sentido de manter os pneus sempre em contato com o solo, independentemente do tipo de piso em que se trafega.
Ao longo do tempo e pela intensidade do uso, a peça sofre desgaste natural. Por isso, os técnicos da Cofap alertam ao motociclista para sempre ficar atento a alguns sinais, como vazamentos por exemplo.
Um componente desgastado pode prejudicar a dirigibilidade e, com isso, aumentar os riscos de acidentes.
Caso seja necessário substituir o amortecedor, é recomendado que seja feita por outro com qualidade reconhecida pelo mercado, como os da Cofap, líder desse mercado por desenvolver seus amortecedores de acordo com parâmetros e especificações dos produtos genuínos. A marca oferece duas versões: bi tubulares e mono tubulares.
A primeira, como o nome sugere, possui dois tubos: o tubo reservatório e o tubo de pressão. E uma válvula de base, entre outros diversos componentes internos, que controla a passagem do óleo entre os tubos.
Essa configuração proporciona maior conforto, com melhor desempenho, especialmente para as motos de baixa cilindrada para uso diário.
Além disso, o tubo reservatório tem um diâmetro maior do que amortecedores de menor custo, o que permite a circulação de uma quantidade maior de óleo, aumentando, com isso, a dissipação do calor interno, conforme o projeto original para a moto, mantendo a eficiência, a performance e a durabilidade de um produto genuíno, graças à menor perda de óleo por evaporação e à manutenção do índice de viscosidade mais adequado ao projeto da motocicleta.
Já os amortecedores mono tubulares – projetados com apenas um tubo – são compostos por pistão flutuante (que separa o óleo do gás) e pistão de dupla ação (conectado à haste do amortecedor), entre outras peças internas, e são mais robustos do que os bi tubulares.
Por isso, são mais aplicados em motos de média e alta cilindrada, e principalmente em motos das
categorias trail ou off-road. Alguns modelos, inclusive, também dispõem de regulagem na mola,
sempre de acordo com os projetos dos itens genuínos.
Além disso, por serem projetados e produzidos conforme as especificações das peças originais, os amortecedores Cofap possuem maior número de componentes na comparação com os produtos da concorrência.
Dessa forma, o piloto ganha melhor desempenho na curva de forças e estabilidade, com maior durabilidade, confiabilidade e segurança, tudo isso com melhor custo-benefício.