O feriado de Carnaval está chegando e, se você pretende viajar de carro, é importante que todos os componentes estejam funcionando adequadamente para ter um passeio tranquilo. Para garantir a sua segurança, dos passageiros e de outros motoristas, além de respeito às leis de trânsito, a Marelli Cofap Aftermarket também recomenda a revisão do veículo antes de pegar estrada.

Amortecedor

Principal componente do sistema de suspensão, o amortecedor é responsável por manter os pneus em contato com o solo, garantindo a estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Esse componente requer revisão periódica, considerando que a perda de ação de um amortecedor de suspensão, causada pelos desgastes naturais de seus componentes internos, pode não ser percebida pelo motorista, que vai se acostumando com o comportamento dinâmico do veículo e não se dá conta do momento em que há necessidade da substituição dos amortecedores.

A vida útil dos amortecedores depende do modo como o veículo é conduzido e dos pavimentos por onde ele trafega. Por exemplo, passar por lombadas e obstáculos sem reduzir a velocidade, subir guias, trafegar em pistas esburacadas ou estradas de terra certamente reduzirá a durabilidade, não somente do amortecedor, mas também dos demais componentes do sistema de suspensão. Vale destacar que em época de chuvas, os amortecedores também desempenham papel importante para ajudar a evitar a aquaplanagem enquanto o veículo estiver na velocidade recomendada para pista molhada.

Produzidos há mais de 70 anos para a indústria automobilística brasileira, os amortecedores Cofap também são fornecidos para o mercado de reposição de autopeças para veículos leves, comerciais leves e pesados e motocicletas, mantendo uma liderança confortável nos dois segmentos de mercado. Além disso, os amortecedores Cofap são certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), o que garante a qualidade e a confiabilidade das peças.

Bateria

A bateria é um componente muito importante para o funcionamento do veículo, sendo responsável por fornecer energia para o motor de partida e também para o sistema de ignição e injeção.

O componente dá indícios quando sua vida útil está chegando ao fim e, por isso, é importante estar atento aos sinais. Dificuldade em dar a partida no motor, oxidação nos terminais e acendimento da luz de alerta no painel de instrumentos do veículo são sinais evidentes de que a bateria deve ser verificada imediatamente.

As baterias Magneti Marelli são reconhecidas pelo desempenho e confiabilidade, com forte reputação em todos os mercados onde está presente ao redor do mundo. Elas são fabricadas com tecnologia de grades estampadas, que garante alto desempenho nas partidas, maior resistência mecânica e à corrosão e, como consequência, maior durabilidade, quando comparada com as baterias com a tecnologia de grades convencionais.

O portfólio da marca Magneti Marelli possui cinco modelos de baterias automotivas – Premium, Top, Estrada, Standard e EFB -, além das baterias para motos e baterias estacionárias.

Palhetas

Pegar chuva na estrada pode ser um grande problema se as palhetas limpadoras de para-brisa não estiverem em boas condições de uso, já que elas garantem a visibilidade e a segurança em dias chuvosos. Quando desgastadas ou ressecadas, as palhetas podem causar danos ao para-brisas, além de aumentar o risco de acidentes sob chuva na medida em que a visão do motorista pode ficar prejudicada.

Segundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular com palhetas em condições ineficientes ou inoperantes é considerado infração grave. O veículo pode ser multado e até recolhido.

Atualmente, o catálogo de palhetas limpadoras de para-brisas Magneti Marelli possui quatro famílias: Standard, Touch Flat, Estrada e Traseira.

As palhetas Standard possuem estrutura em aço-inoxidável e armação com pintura fosca que proporciona grande durabilidade. Elas são projetadas para um melhor contato com para-brisas curvos e suas lâminas são fabricadas em borracha de alta qualidade, com corte de precisão para melhor ação de limpeza e alta resistência a ozônio.

Já as palhetas Touch Flat apresentam design aerodinâmico e estrutura robusta para evitar a trepidação e melhorar o desempenho. Essa linha também tem o corpo mais curvado e recebe uma borracha especial com pontos de pressão para um contato mais uniforme e silencioso em todas as condições climáticas.

Voltadas para veículos comerciais, as palhetas Estrada são metálicas e encontradas nos tamanhos 22, 24, 26, 28 e 32 polegadas.

A família de palhetas Traseiras, por sua vez, atende veículos leves das montadoras Chevrolet, Citroën, Fiat, Ford, Honda, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Renault e Volkswagen.

Lâmpadas

As lâmpadas também são itens de extrema importância no momento da revisão.
Caso alguma esteja queimada, o motorista enfrentará problemas de visibilidade,
principalmente durante a noite, podendo ocasionar graves acidentes e multas de
trânsito. De acordo com o Artigo 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), “conduzir
o veículo com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas
queimadas” é infração média, com multa de R$ 130,16, somada a quatro pontos na CNH.


Vale lembrar também que a iluminação de um veículo é fundamental para a
segurança passiva, na medida em que torna o veículo visível para pedestres e outros
motoristas.


O portfólio de lâmpadas Magneti Marelli possui 88 códigos de produtos que
atendem veículos leves, pesados, industriais, agrícolas e motocicletas, com excelente
relação custo-benefício. O catálogo é composto por lâmpadas para aplicação em todos
os componentes de iluminação dos veículos, desde os faróis (alto, baixo e longo
alcance), até luzes de posição, freio, pisca-pisca, ré e luzes de cabine.

As lâmpadas Magneti Marelli possuem o padrão de qualidade da marca que é
líder mundial em componentes para iluminação. Entre os diferenciais tecnológicos estão
o tempo de resposta mais rápido, a geometria e luminosidade perfeitas e a alta
resistência à vibração, características que garantem a segurança e maior durabilidade
do produto.


Pastilhas de freio


As pastilhas de freio trabalham em conjunto com as pinças de freio com a função
de reduzir a velocidade do veículo, proporcionando o controle na sua condução no
tráfego, antes das curvas e, claro, quando há necessidade da parada total do veículo.


Assim como a bateria, as pastilhas de freio também dão sinal de que não estão
mais funcionando como deveriam. Ruídos e chiados ao acionar o freio indicam que é
hora de substituir o componente.

O motorista deve ficar atento ao desgaste das pastilhas de freios e substituí-las quando estas atingem o limite de segurança, evitando que a massa de atrito se desgaste completamente. Se isso ocorrer, a base metálica sobre a qual é depositada a massa de atrito fixa exposta, em contato com o disco de freio, o que diminui drasticamente o poder de frenagem e compromete a segurança nas frenagens. Atenção quanto ao fluido de freio! Ele deve ser substituído de acordo com os limites estabelecidos no manual do veículo.

As pastilhas de freio Cofap possuem o DNA de quem acompanha a indústria brasileira desde o seu início, e proporcionam segurança aos usuários e tranquilidade aos reparadores, que têm na marca a garantia de um produto que respeita os mesmos padrões de qualidade e produção do produto genuíno.

Referência no mercado

Usar componentes de qualidade e confiabilidade é fundamental para a segurança e garantia de tranquilidade. As marcas Cofap e Magneti Marelli oferecem 80 famílias de produtos destinados às linhas leve, pesada, agrícola e de duas rodas, que podem ser encontradas em todo território nacional graças à maior rede de distribuição de autopeças do Brasil, composta pelos maiores e melhores distribuidores regionais e nacionais.

A empresa é pioneira no conceito de marketing de serviços no pós-venda e possui uma equipe promocional própria, com técnicos e promotores experientes e altamente capacitados para atender todos os elos da cadeia de distribuição do setor de reposição: Distribuidor, Revendedor, Aplicador e Consumidor Final.