Ajuste de suspensão das motos: como e por que fazer

A suspensão influencia não só no conforto do motociclista, mas também na segurança e na performance da moto. Por isso, é fundamental que ela esteja bem regulada de acordo com o peso da motocicleta (piloto, carga, garupa), tipo de via por onde circula, além do estilo de pilotagem.

Apesar de ser uma prática desconhecida para muitos motociclistas, a realização de ajustes na suspensão da moto possui um impacto direto no desempenho global do sistema. Quando executados adequadamente, resultam em uma melhoria na tração, proporcionam maior conforto e dirigibilidade e garantem maior durabilidade aos pneus, rolamentos e outros componentes da moto.

Alguns ajustes são relativamente simples de serem feitos, enquanto outros, precisam ser realizados em uma oficina mecânica especializada.

Mas por que e como fazer o ajuste de suspensão das motos? E quais são os benefícios? Nesta matéria, vamos responder essas e outras perguntas sobre o tema. Continue a leitura!

Por que fazer o ajuste de suspensão nas motos?

O ajuste de suspensão das motos nada mais é do que a regulagem feita nas forças dos amortecedores e na pressão exercida pelas molas. Este procedimento tem como principal objetivo adequar a suspensão ao peso do conjunto (moto, piloto, garupa e carga) bem como ao tipo de terreno e à velocidade do veículo, proporcionando maior conforto, segurança e prazer na pilotagem.

Cada tipo de suspensão possui uma forma diferente de regulagem, que pode ser feita na pré-carga da mola, na compressão do amortecedor, ou ainda no retorno do amortecedor. O ajuste vai depender dos recursos disponíveis em cada modelo.

Amortecedores de moto Cofap

Ajuste da pré-carga da mola em suspensões dianteiras e traseiras

Este é o primeiro tipo de ajuste que você deve fazer e serve para definir a força de sustentação da motocicleta. Ou seja, ele deve ser realizado levando-se em consideração o peso da moto mais aquilo que ela vai carregar. Quanto maior o peso, maior deve ser a compressão da mola para evitar a oscilação excessiva nas variações do piso.

Assim, o ajuste da pré-carga é feito por regulagens localizadas na suspensão dianteira (tubo interno) e também no suporte da mola do amortecedor traseiro. Ambos, ao serem acionados, mudam a compressão da mola dando a ela maior, ou menor resistência.

Para obter uma regulagem considerada ideal, um dos conceitos mais utilizados é o SAG, sigla para “Suspension Adjustments Gap” que pode ser traduzida como “Intervalo de Ajustes da Suspensão”. O SAG influencia a altura e a firmeza da suspensão da moto e seus números variam de acordo com o tipo de uso previsto para ela.

Geralmente, este valor fica entre 25% e 35% do curso total da suspensão, que é a distância entre a posição mais alta e a mais baixa da moto em relação a um ponto de referência. Porém, ele pode ser ajustado por um especialista avaliando o comportamento da suspensão em diferentes regulagens.

O ajuste de suspensão em motos é fundamental para garantir o equilíbrio e a segurança na direção

Regulagem do SAG

Para fazer esta regulagem, você precisará de alguns itens básicos, como uma fita métrica, um paquímetro, uma chave de fenda, uma chave allen, ou uma chave especial para ajuste de carga da mola. Confira nosso passo a passo:

  • Coloque a moto em um cavalete, ou em um suporte que deixem as rodas livres, suspensas, sem apoio no chão.
  • Meça a distância entre o centro do eixo da roda e um ponto fixo na moto (como o paralama ou o guidão), tanto na dianteira quanto na traseira. Anote esses valores como A1 e A2.
  • Coloque a moto no chão. Para motocicletas modelo Street-Bikes, sente-se em posição de pilotagem. Já para as Off-Road, fique em pé sobre as pedaleiras, com todo seu equipamento, sem se apoiar no guidão. Peça para alguém segurar a moto em equilíbrio.
  • Meça novamente a distância entre o centro do eixo da roda e o mesmo ponto fixo na moto, tanto na dianteira quanto na traseira. Anote esses valores como B1 e B2.
  • Subtraia os valores B1 e B2 de A1 e A2, respectivamente. Esses são os valores do SAG dianteiro e traseiro. Compare-os com o valor ideal para o seu tipo de moto e veja se é preciso aumentar ou diminuir o SAG.
  • Para aumentar o SAG, você deve apertar a rosca/suporte (ou o parafuso) que comprime a mola, aumentando sua pré-carga. Para diminuir, basta realizar o procedimento inverso.
  • Repita o processo até obter o valor desejado de SAG. Lembre-se de fazer o ajuste tanto na suspensão dianteira quanto na traseira, e verificar se as duas alturas estão alinhadas.
Mecânico realizando ajuste de suspensão em motos

Ajuste de compressão do amortecedor

O segundo tipo de ajuste serve para definir a resistência que o amortecedor oferece quando a suspensão é comprimida e só é possível de ser realizada nos amortecedores que dispõe desse recurso.

O procedimento é feito no parafuso de compressão, localizado na parte superior ou inferior do amortecedor. Você pode girá-lo para a direita ou esquerda, aumentando ou diminuindo a resistência do amortecedor.

Esse ajuste depende do tipo de terreno e da velocidade da motocicleta. Quanto mais irregular o terreno e mais rápida, mais resistência o amortecedor precisa oferecer.

Assim, se você perceber que a suspensão está trabalhando demais em qualquer ondulação, muito “mole”, chegando ao final de curso com facilidade, é sintoma de que é preciso aumentar a compressão. Observe que a moto também não pode “mergulhar” demais nas frenagens, ou levantar demais nas acelerações, porque essa transferência de carga entre os eixos dificulta o controle.

Ajuste de retorno do amortecedor

O terceiro e último tipo de ajuste serve para definir a velocidade na qual o amortecedor volta à sua posição original após ser comprimido pela suspensão. Deve ser realizado levando em consideração o estilo de pilotagem: quanto mais rápido o retorno, mais confortável a moto se torna, ao passo que quanto mais lento, mais ágil e esportiva ela fica.

O procedimento é realizado por meio do parafuso de retorno, que fica na parte superior ou inferior do amortecedor. Você pode girá-lo para a direita ou para a esquerda, aumentando ou diminuindo velocidade do retorno do amortecedor conforme preferir.

Mas atenção: é importante ir ajustando aos poucos, um ou dois cliques por vez, e testar no trajeto ou tipo de piso em que a moto é mais usada até chegar aos ajustes ideais.

Benefícios do ajuste de suspensão nas motos

  • Melhorar o conforto ao pilotar, evitando que a suspensão fique muito dura ou muito mole e transmita os impactos da via para o corpo;
  • Melhorar a segurança ao pilotar, garantindo que a suspensão absorva os impactos da via e mantenha as rodas em contato com o solo, evitando perda de aderência, instabilidade ou quedas.
  • Melhorar a performance ao pilotar, permitindo que a suspensão se adapte ao tipo de terreno e à velocidade da moto, otimizando a dirigibilidade, a frenagem e a aceleração.
  • Evitar o desgaste prematuro de outros componentes da moto, como os pneus, os freios, os rolamentos e as buchas.

Outras dicas importantes

É preciso ficar atento com as folgas das buchas e rolamentos de links/balança que podem causar folgas e indicar medições incorretas. Faça sempre uma avaliação dessas peças, que influenciam diretamente no funcionamento do sistema.

Todos os procedimentos descritos para o amortecedor traseiro devem ser feitos também com a dianteira da moto, em bengalas que tiverem ajustes por parafuso (click), bengalas (pressurizadas ou não), com ou sem calço na mola interna.

Ajuste no amortecedor da moto

Tudo certo?

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