Alinhamento e balanceamento: entenda a importância dos serviços
19 de outubro de 2022
Para garantir o funcionamento íntegro da suspensão e dos pneus, é preciso realizar o alinhamento e balanceamento deles periodicamente.
O alinhamento e o balanceamento das rodas são essenciais para manter a suspensão em dia e garantir uma ótima dirigibilidade.
Além de conservar o perfeito estado do sistema, ambos permitem que o veículo não só fique mais seguro, mas também sofra menos desgaste nos pneus – o que, de quebra auxilia na economia de combustível, já que a aderência deles ao solo estará adequada.
Assim, realizar o alinhamento e balanceamento da forma correta melhora o conforto e a segurança para todos os que estão dentro do veículo.
Saiba mais sobre esses dois procedimentos neste artigo do Blog Cofap!
Diferença entre alinhamento e balanceamento
Apesar de serem reparados na mesma visita ao mecânico, existem diferenças entre alinhamento e balanceamento. O alinhamento é feito para ajustar os ângulos das rodas do carro, de modo que elas fiquem retas em relação ao solo e paralelas entre si.
O balanceamento, por sua vez, refere-se à distribuição de peso adequada no aro da roda. Essa manutenção faz com que as rodas girem sem vibrações.
Sinais de que os pneus não estão alinhados
Ruídos estranhos; desgaste prematuro e irregular dos pneus. Esses são os principais sinais de que os pneus estão desalinhados. Por isso, é necessário ajustar os ângulos das rodas e mantê-las perpendiculares – a noventa graus – ao solo, e paralelas entre si, para evitar danos aos pneus e melhorar sua estabilidade.
Esses problemas são comuns. Mas, se o motorista deixar para resolvê-los depois, a direção pode se tornar cada vez mais perigosa, oferecendo risco a todos os envolvidos no trânsito.
O desgaste nos pneus também podem indicar que componentes da suspensão estão defeituosos ou chegando ao fim de sua vida útil.
Além de todos os perigos gerados ao patrimônio e à vida, o uso de pneus carecas (desgastados) pode afetar o motorista de outra forma: com as multas.
Afinal, circular por aí com veículos nessas condições é uma infração grave, de acordo com o Art. 230, Inciso XVIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Uma penalidade financeira se soma a 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ademais, se o estado for crítico, o veículo ainda pode ser apreendido.
Por isso, o alinhamento – também conhecido como geometria do carro – deve ser feito nos quatro pneus, em média a cada 10 mil km, após colisões, depois de trocar qualquer componente da direção ou suspensão.
É preciso, ainda, revisar o alinhamento sempre que houver substituição de um ou mais pneus.
A importância em fazer o alinhamento
No processo de fabricação do automóvel, no caso dos carros, eles são desenvolvidos para manter as rodas alinhadas, quando estão em uma pista reta.
No entanto, com o tempo de uso, é natural que ocorra algum dano ao passar em buracos, lombadas e ruas de calçamento. Com isso, elas se desalinham.
Além dos sinais citados acima, o veículo também apresenta outro sintoma indicando que já é hora de fazer revisão no alinhamento. O desgaste não homogêneo dos pneus é quando uma das extremidades fica mais gasta que a outra. Levar o carro à oficina se torna imprescindível nesses casos!
O termo alinhamento significa buscar o “equilíbrio em movimento” do veículo. Esse procedimento é feito a partir da medição e ajuste dos ângulos que as rodas do veículo fazem em relação ao piso e as linhas de centro do veículo. Isso equilibra todas as forças que atuam no carro: gravidade, força centrífuga e esterçamento.
Como o próprio nome já diz, o serviço de alinhamento serve para deixar as rodas em linha reta. Atualmente, o trabalho é feito com equipamentos precisos, como softwares de alinhamento 3D, que mostram exatamente se há convergência (rodas apontando para dentro) ou divergência (rodas apontando para fora).
Durante o alinhamento, são verificados alguns ângulos para se ter noção do desvio e promover, então, o seu alinhamento. São eles:
Ainda, um dos objetivos de fazer o alinhamento é que não haja desvio lateral das rodas em pista reta. Desta forma, o ângulo de inclinação deve marcar zero grau na situação ideal. Além disso, é importante frisar que o serviço precisa ser realizado nas quatro rodas.
O alinhamento não só aumenta a vida útil dos pneus, como também eleva o conforto do motorista e seus passageiros. Ele torna as viagens (curtas e longas) mais seguras ao aumentar a estabilidade e melhora o desempenho do veículo, garantindo economia de combustível.
Alinhar as rodas é alinhar a suspensão
Observe que o alinhamento das rodas também pode ser chamado de alinhamento da suspensão. O desalinhamento pode ocorrer quando você bate no meio-fio ou passa por um buraco, bem como em circunstâncias mais graves, como acidentes, o que pode deixar a suspensão do veículo desalinhada.
O desalinhamento também pode acontecer quando os componentes da suspensão se desgastam ou quando são trocados. Ou seja, se você precisou substituir algum item deste sistema ou da direção, deverá alinhar novamente os conjuntos.
A importância do balanceamento
Os pneus são formados por uma grande quantidade de borracha e, por esse motivo, podem apresentar variação do diâmetro. Isso provoca aquela trepidação que se transmite pela suspensão, refletindo-se no volante. Assim, o balanceamento compensa essa variação com contrapesos de chumbo na banda de rodagem.
O balanceamento de rodas refere-se à distribuição de peso adequada no aro da roda. Com o tempo, é provável que ele se desgaste, a exemplo do alinhamento. Por isso, existem dois tipos de balanceamento: o estático e o dinâmico.
Para realizar o balanceamento estático, é necessário que o conjunto esteja imóvel. O dinâmico, por sua vez, requer que esse conjunto esteja em rotação para que, assim, seja possível corrigir problemas que o estático não consegue.
Embora diferentes entre si, ambos sistemas trabalham juntos, pois eles medem as forças geradas pelo conjunto em rotação. Com isso, evitam: trepidações no veículo; deterioração do pneu; distúrbios de direção, e comprometimento da capacidade de frenagem.
Manutenção: frequência e custo
Com relação à frequência, recomenda-se o mesmo tempo de manutenção preventiva. No entanto, sendo mais específicos: faça alinhamento e balanceamento de rodas e pneus a cada 10.000 km rodados (ou seis meses).
Além disso, é importante fazer o rodízio de pneus, embora não seja algo obrigatório. O objetivo é sempre buscar elevar a vida útil dos pneus, objetos caros de repor.
Assim, se o motorista realizou uma troca recente dos pneus ou fez rodízio, é necessário balancear as quatro rodas. Por isso, o preço de alinhamento e balanceamento pode variar de acordo com uma série de fatores.
Recomendamos, sempre que possível, a ida a uma oficina de confiança e que tenham equipamentos adequados para realizar os devidos reparos.
Lembre-se: alinhamento e balanceamento são serviços de manutenção preventiva que podem lhe poupar de gastos ainda maiores mais à frente.
Dicas para preservar as condições dos pneus
Além de fazer a manutenção preventiva a cada três meses, em média, é fundamental tomar alguns cuidados ao dirigir e, claro, analisar alguns sinais que o carro dá, indicando a necessidade de ajustes. Confira abaixo algumas dicas essenciais.
1 – Faça o rodízio regularmente
O rodízio dos pneus consiste na troca periódica da posição dos pneus nos eixos do veículo, isto é, colocar os dianteiros na parte de trás, e vice-versa. Essa prática deve ser feita a cada 10 mil km rodados.
Isso ocorre para que a borracha se desgaste uniformemente, evitando que o motorista tenha pneus em diferentes condições nos dois eixos. Você deve trocar os pneus dianteiros com os traseiros, respeitando os mesmos lados, ou seja, direito com direito, e esquerdo com esquerdo.
2 – Mantenha os pneus corretamente calibrados
A calibragem tem como objetivo ajustar a quantidade de ar dentro de um pneu. Cada um possui uma medida ideal determinada pela montadora do veículo a partir de testes. Quando estão descalibrados, os pneus perdem a aderência ao solo.
Por isso, a calibragem correta dos pneus é importante tanto pela conservação da borracha, quanto pela dirigibilidade, já que uma pressão incorreta torna o veículo mais instável, podendo causar acidentes. Para calibrar os pneus, verifique qual é a pressão recomendada pelo fabricante, informação presente no manual do proprietário.
Se o motorista encher o pneu mais do que o recomendado, ele irá desgastar mais rapidamente o centro da banda de rodagem. Caso utilize menos pressão, são as partes laterais que sofrerão maior desgaste.
3 – Cuide do alinhamento do seu carro
O serviço de alinhamento serve para deixar as rodas em linha reta. Diante disso, o alinhamento deve ser realizado a cada 10 mil Km rodados. Esse serviço é importante, pois mantém as quatro rodas do carro totalmente alinhadas ao asfalto, impedindo que o pneu se arraste e se desgaste mais rapidamente.
No entanto, tenha atenção aos sinais! Se, antes de 10 mil km, o motorista sentir o volante puxando para um dos lados, certamente é porque o veículo está desalinhado. Nesse caso, adiante o serviço para não ter problemas futuros.
4 – Dirija com cuidado
Acelerar demais, frear bruscamente e fazer curvas “cantando” pneus são atitudes que colocam em risco a sua vida e a de quem mais estiver no trânsito. Como se não bastasse, também acabam com a borracha do pneu mais cedo.
Por isso, a melhor maneira de conservar os pneus é dirigir com cuidado, conduzindo o carro suavemente, antecipando freadas e acelerando para ganhar velocidade aos poucos.
Frente à importância do alinhamento e balanceamento para evitar acidentes e gastos excessivos com manutenção atrasada, preste atenção. Fique de olho em possíveis sinais de desgaste, como no ângulo das rodas – que devem estar o mais próximas possível de 90º (ângulo reto).
Além disso, consciente de que os pneus são um dos componentes mais importantes do veículo, é fundamental realizar a manutenção preventiva na frequência certa. O mesmo cuidado vale para a suspensão. Para conservar sua integridade e evitar gastos desnecessários com reparos e trocas, é fundamental dirigir com cautela.
Por fim, caso note alguns sinais suspeitos antes desse período, não pense duas vezes, e dirija-se à oficina mecânica de sua confiança.