Loja oficial Cofap: saiba como fazer parte e aprenda a vender seus produtos na internet

As lojas oficiais da Cofap ajudam o seu negócio vender muito mais e em qualquer lugar do Brasil.

Não é de hoje que a internet tornou-se um grande palco comercial, mas os dados recentes atingiram níveis impressionantes – e talvez inimagináveis até pouco tempo atrás. Um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust, apontou que as vendas online em 2020 aumentaram 68% em comparação ao ano anterior.

Em números absolutos, foram mais de 301 milhões de transações. O Mercado Livre, uma das principais plataformas para comércio na web, registrou 1,5 milhão de itens vendidos por dia – ou seja, 12 por segundo. Já em se tratando de peças automotivas, o crescimento foi de 46,2% em relação a 2019.

Inegavelmente, a pandemia de Covid-19 exerceu papel preponderante sobre esse cenário, em grande parte submetido a mais de um ano de isolamento social. Com a suspensão do funcionamento presencial do comércio, foi necessária uma reconfiguração de ponta a ponta na cadeia de produção e consumo, abrindo espaço para um crescimento substancial do comércio pela internet.

De acordo com a ABComm, no período em questão, 20,2 milhões de pessoas realizaram uma compra via internet pela primeira vez na vida, e 150 mil lojas acrescentaram plataformas digitais como opção de venda.

Podemos concluir que, mesmo após a retomada das atividades presenciais, tanto quem adquire, quanto quem negocia, não irá abrir mão da praticidade que a internet oferece. É como ter uma loja aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Loja Virtual X Marketplace

Ambos os termos são figurinhas carimbadas no universo do e-commerce e causam uma certa confusão. Portanto, é fundamental saber o que cada um significa, entendendo suas diferenças.

A começar pela chamada Loja Virtual, que pode ser definida por um único lojista que utiliza uma plataforma digital para realizar suas vendas. Ou seja, estamos falando, basicamente, de um balcão virtual da loja. Já o marketplace pressupõe uma atividade coletiva. Embora o place (lugar) seja um só, diferentes lojas podem anunciar seus produtos nele, onde o cliente se depara com uma vasta gama de opções.

Portanto, trata-se de uma rede cujos vendedores podem fazer suas ofertas dentro do mesmo site. Em outras palavras, é como um shopping center online cujos visitantes podem acessar várias lojas.

Por onde começar?

Para vender online, não é preciso ter loja física; tampouco é necessário ser expert no assunto. Mas uma afinidade com o mundo digital sempre será muito bem-vinda. Afinal, o processo requer o cadastro dos anúncios nas plataformas, acompanhamento e atendimento ao cliente – e isso, embora não seja difícil, vai lhe demandar um certo tempo.

Nessa tarefa, o essencial não é apenas colocar informações precisas e detalhadas sobre o produto. Além desse aspecto, é fundamental que o anúncio do seu produto tenha boas imagens e informações completas para atrair o público. Então, capriche na propaganda.

Criar a própria loja online, embarcar no marketplace ou ingressar em uma loja oficial?

A criação da loja online como simples extensão digital do seu balcão é a alternativa que lhe dará menos visibilidade. Nesse quesito, a princípio, vale mais a pena o marketplace. Mas a melhor opção, de fato, é ingressar em uma loja oficial chancelada por uma marca, como a Cofap, o que aumenta a exposição dos seus anúncios.

O ecossistema brasileiro já conta com inúmeros players para potencializar as lojas; por isso, é importante buscar maneiras de se destacar. Entre elas, ressaltamos a de oferecer uma experiência diferenciada para os seus clientes ao embarcar em plataformas oficiais de fabricantes. Isso porque, lá, existe a garantia de maior confiabilidade e expansão ao negócio – afinal, elas contam com a chancela da marca.

Vender produtos internet

As lojas oficiais Cofap

A Cofap possui atualmente duas lojas oficiais: uma no Mercado Livre , e outra denominada Compre Cofap que podem ser acessadas por meio dos respectivos sites ou apps.

Ambas são e-commerces que operam no modelo marketplace, ou seja, reúnem diferentes vendedores que anunciam seus produtos dentro de uma área exclusiva. Assim, os consumidores compram produtos direto do seu estoque, encontrando as ofertas na busca pelo produto desejado, ou pelo filtro selecionado na plataforma.

Cada uma delas obedece critérios específicos de inclusão dos anúncios – das imagens até as informações de código e aplicação. Ambas contam com sistema para acompanhamento de venda, pagamento e logística para entrega integrados à plataforma.

Quem escolhe vender nas Lojas Oficiais da Cofap passa, além de usufruir dos benefícios de dois importantes marketplaces para o mercado de autopeças brasileiro, tem a oportunidade de integrar as lojas oficiais das marcas líderes do Aftermarket brasileiro.

Para fazer parte é muito simples. Caso você queira integrar sua loja ao Compre Cofap, cadastre seus dados neste link e aguarde pelo contato para finalizar o processo. Agora, se você quer embarcar em nossa loja oficial do Mercado Livre, entre em contato com o Escritório Regional de Vendas que atende a sua cidade solicitando a sua inclusão.

Para saber mais sobre o processo, baixe gratuitamente nosso Guia de Inclusão.

Mas a Cofap faz venda direta ao consumidor?

A Cofap não realiza venda direta ao consumidor – nem de maneira física, nem de maneira eletrônica -, respeitando integralmente a cadeia de comercialização do mercado de autopeças.

Assim, todos os seus produtos são comercializados através da maior e melhor Rede de Distribuidores no mercado de reposição, passando pelo Revendedor, Aplicador, até chegar ao Consumidor Final por lojas físicas ou comércio eletrônico.

Para saber quais são os nossos distribuidores em seu estado, entre em contato com a equipe comercial mais próxima da sua cidade.

Vale lembrar que os estoques, preços e condições comerciais dos produtos ofertados por meio das Lojas Oficiais, tanto no Mercado Livre tanto quanto em Compre Cofap, são de inteira responsabilidade das revendas parceiras. Ressaltamos também que a Cofap não possui qualquer responsabilidade civil ou penal em relação a essas questões.