Revisão de veículos usados: como devem estar os componentes
1 de agosto de 2022
Nem todos os compradores sabem a respeito da importância da revisão dos veículos usados para garantir suas boas condições.
Se você está pensando em adquirir um automóvel usado ou seminovo, é provável que tenha se deparado com a enorme variedade de modelos existentes nas revendedoras. Mas, além do ano de fabricação, tipo de carroceria e design interno, convém analisar uma série de outros fatores para garantir que a compra atenda às suas necessidades e não se transforme em motivo de dor de cabeça no futuro.
Fazer a escolha certa na hora de comprar o tão sonhado automóvel requer alguns cuidados pois, se os componentes não estiverem nos conformes, o motorista e os passageiros estarão suscetíveis a riscos. Pensando nisso, separamos tudo o que você precisa saber sobre a revisão de veículos usados.
Como fazer a melhor compra de um carro usado
Antes da compra propriamente dita, é necessário se atentar a algumas dicas e cuidados básicos, como:
Prestar atenção aos anúncios
O que mais aparece na internet quando pesquisamos sobre carros são anúncios de venda, principalmente usados. Porém, é necessário ficar alerta para golpes.
Assim, desconfie caso o anúncio não tenha fotos ou utilize imagens idênticas as de outros anúncios. Páginas que falam pouco sobre o carro ou não tenham descrições sobre ele também são motivos de alerta.
Por fim, ao deparar-se com preços muito abaixo do mercado ou com a exigência de pagamento antecipado (até mesmo antes de ver o veículo pessoalmente), suspeite: pode ser golpe.
Cuidado com veículos roubados e/ou modificados
Seja de um vendedor particular ou em feiras abertas, a chance de sofrer um golpe é grande, principalmente se tratando de carros.
Porém, é sempre bom desconfiar de onde esse veículo vem. Segundo dados do Detran, 40% dos veículos roubados e/ou furtados no país acabam em desmanches ou revendidos com seus documentos alterados.
Assim, se você comprar um veículo furtado e conseguir passá-lo para seu nome, esta fraude pode ser notada em uma revisão do Detran ou blitz policial.
Consequentemente, o veículo será mandado de volta para o proprietário e, além de ficar sem veículo, você fica com o prejuízo e uma grande dor de cabeça. Por isso, consulte sempre a situação da documentação do carro.
Além disso, dá para perceber se o carro está modificado atentando-se a alguns detalhes, como a impressão dos números do vidro ou o polimento dele para colocar novos números.
O lacre da placa também pode estar violado, com rebarbas, além de furos parecidos que foram feitos com pregos, parafusos e furadeiras.
Documentos em dia
A documentação do veículo deve estar correta para evitar dores de cabeça e também gastos futuros – além do que você já irá gastar no veículo. Com a modernidade dos dias de hoje, você consegue consultar on-line a situação do carro e os possíveis débitos por meio do número do Renavam, encontrado no documento do automóvel.
Assim, multas em aberto, IPVA não pago e até mesmo recalls pendentes podem ser consultados via site ou aplicativo do Detran de seu estado.
Além disso, também fique atento caso o veículo não esteja no nome da pessoa que você está negociando, assim como carros anunciados como “dupla transferência”.
Isso significa que a pessoa ainda não passou o carro para seu nome, exigindo que o processo seja feito duas vezes e sujeito à multa. Assim, você pagará bem mais caro.
Aumente sua área de busca
É certo que a maior parcela da frota nacional está concentrada na capital; porém, nela também se encontra a maior demanda. Dessa forma, procurar por seu veículo ideal em outras cidades pode ser um bom negócio, podendo encontrá-lo por preços menores.
Ainda assim, fique atento quando for encontrar o vendedor em público para ver o carro ao vivo, pois você pode não o conhecer. Locais públicos como estacionamento de shoppings e mercados ou ruas movimentadas são ideais para esse encontro.
Procurar com calma e lembrar-se dos possíveis problemas futuros
Embora a compra de um carro seja urgente, o processo de busca não pode ser feito às pressas pois você precisa sempre pensar a longo prazo.
Por mais que caiba no orçamento, você também precisa definir suas necessidades em relação ao carro, como a quantidade de portas, se será manual ou automático e outras atribuições. Analisar diversos sites, anúncios em redes sociais, lojas físicas e até mesmo contatar conhecidos é uma boa maneira de ter diversas opções de negócio.
Por fim, também evite se prender à ideia que um carro de luxo antigo custa o mesmo que um 0km atualmente. Mesmo que seja verdade, não se esqueça que o preço da manutenção de um carro de luxo é mais caro que o normal, assim como o valor das peças, que podem até estar indisponíveis.
A revisão de veículos usados
Após seguir as dicas corretamente e finalmente encontrar seu veículo ideal, você irá marcar um dia para vê-lo pessoalmente. Ao se tratar de uma revisão de veículos usados, você precisa estar com sua atenção redobrada para os detalhes.
Primeiramente, esta revisão deve ser feita em uma oficina de confiança, para que o bom funcionamento do veículo seja garantido.
Após isso, você deve se atentar a pequenos detalhes do veículo, como:
Sistema de amortecimento
Entre os sistemas que devem ser priorizados na hora da revisão está o de suspensão, especialmente os amortecedores. Protagonista, é dele o papel de garantir o contato dos pneus com o solo e absorver os impactos da via, mantendo as condições ideais para a dirigibilidade, segurança e conforto.
Como requer revisão periódica, é bom ficar atento ao seu estado de conservação. Nem sempre a perda de sua eficiência, que ocorre naturalmente devido aos extremos esforços a que está submetido, pode ser percebida pelo dono anterior.
Aqui, vale lembrar que a durabilidade desse componente está diretamente ligada ao tipo de condução e de utilização do veículo. Amortecedores de veículos que rodam somente em vias pavimentadas têm a probabilidade de apresentarem uma vida útil bem maior do que aqueles utilizados em meio rural, estradas de terra ou mal conservadas.
Do mesmo modo, motoristas que passam por lombadas, buracos ou obstáculos sem reduzir a velocidade, estão contribuindo para aumentar os riscos de avaria e perda de eficiência. E isso não ocorre somente com os amortecedores, mas com todos os componentes do sistema de suspensão do veículo.
Pneus
Os itens de segurança também são grandes aliados dos motoristas e conferi-los ao trocar de automóvel, principalmente quando este é usado. Caso a quilometragem do veículo seja superior a 50 mil, é importante saber se o antigo proprietário já substituiu ou realizou o rodízio, alinhamento ou balanceamento dos pneus e rodas.
Além disso, o alinhamento e rodízio podem ser itens a serem observados periodicamente, de preferência a cada 10 mil quilômetros rodados.
Sistema de freios
Checar o sistema de freios e suas peças também é orientação que garante a segurança do motorista e dos demais no trânsito. Todos os componentes do sistema de frenagem devem ser revisados – pastilhas, discos e fluido de freio pois, quando desgastados, o tempo de frenagem pode ser reduzido e causar acidentes.
No caso das pastilhas, a dica é ficar atento aos ruídos e chiados ao acionar o freio, que indicam que é hora de substituí-las para que a eficiência do sistema não seja comprometida. Alguns sinais, como pedal do freio baixo, indica que as pastilhas estão gastas e que chegou a hora de procurar uma oficina mecânica. Isso deve ser feito o quanto antes.
Dependendo do desgaste das pastilhas, elas danificarão os discos de freio, que deverão ser retificados ou mesmo substituídos. E o barato pode sair caro.
Motor e óleo lubrificante
Normalmente, quem está vendendo um carro usado dificilmente irá trocá-lo antes de anunciá-lo. Assim, certifique-se de como o óleo lubrificante se encontra e também o nível que ele está. Se o nível de óleo está baixo, recomenda-se que o proprietário o troque ao invés de apenas completá-lo, pois é impossível saber quando ele foi trocado e qual tipo de óleo foi utilizado.
Conferir o motor é uma das principais – se não a principal – revisão de veículos usados a se fazer, pois ele é o coração do carro. Assim, fique atento a possíveis barulhos, vazamentos de óleo, partida engasgando, perda de potência, emissão de muita fumaça, e principalmente no consumo de combustível maior que o normal.
Líquido de arrefecimento
Ainda no motor, verificar o estado do líquido de arrefecimento, principal responsável pelo equilíbrio da temperatura, é importante para o bom funcionamento de seus componentes.
Confira se o líquido está no nível correto, assim como sua coloração e textura. Se o líquido está escurecido ou com a presença de minerais, é hora de trocá-lo.
Caso haja vazamento do radiador, também é necessária a manutenção para evitar que o motor possa fundir. Por fim, o líquido de arrefecimento deve ser substituído a cada 2 anos ou 70 mil quilômetros rodados. Já a checagem de sua coloração deve ser feita de 15 em 15 dias ou a cada mês.
Os dois tipos de revisão de veículos usados citados acima são os mais importantes. Porém, outros componentes também merecem sua atenção.
Luzes internas e externas
Por mais que seja comum, muitas pessoas acabam focando em outras partes durante uma revisão de veículos usados e esquecem da iluminação do carro. Por isso, certifique-se de que a luz alta e baixa, lanternas traseiras, faróis comuns e de milha, setas e luzes de freio estão em bom estado e funcionamento.
A vida útil das lâmpadas é, normalmente, a mesma. Portanto, se uma está queimada, vale substituir o par e evitar dores de cabeça.
Cofap: uma linha completa para revisão de veículos usados
Há mais de 70 anos no Brasil, a Cofap é a maior empresa do segmento de reposição. Líder no mercado de autopeças em diversas linhas de produtos, possui o maior portfólio de componentes para veículos de passageiros, veículos comerciais e motos.
A marca comercializa os seguintes produtos: Amortecedores (Super, Turbogás, Powershock e SPA), bandejas, buchas e coxins, barras estabilizadora e de direção, molas helicoidais, feixes de molas, molas a gás, molas pneumáticas, juntas homocinéticas e kits de reparo, semieixos, kits de motor, terminais axiais, terminais de direção, pivôs de suspensão, kits e top kits de suspensão, pastilhas para freio, bieletas, trizetas, suportes de barra tensora, cubos de roda, tubos interno e kit transmissão para moto.
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